Aedes aegypti pode causar doença verme do coração em cães
Donos devem tomar cuidado com a água do bebedouro dos cães, mantendo o mosquito longe dos animais
Foto: Divulgação
Quem nunca teve ou conhece alguma pessoa que já sofreu um transtorno por conta de um pequeno mosquito. Seja dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela, lá está o mosquitinho. E os animais, também podem contrair essas doenças? Esse é o questionamento de muitas pessoas oreocupadas com a saúde do seu pet.
Segundo médico veterinário Adelmo Guilhoto Miguel, não há confirmações de cachorros infectados pelo vírus da dengue. No entanto, existem estudos que indicam que o mosquito Aedes aegypti pode transmitir aos cães uma doença gravíssima chamada dirofilariose, que também é conhecida como verme do coração.
Essa doença traz seríssimas complicações cardíacas e circulatórias nos animais. Adoecendo o coração e o pulmão dos cães, causando sintomas cardiorrespiratórios como tosse, dificuldade de respirar, cansaço físico e até desmaios.
A prevenção para que o mosquito não chegue próximo ao cão é a mesma do ser humano: não deixar água parada acumulada. "Além disso, existem diversos produtos como coleiras repelentes, comprimidos e pipetas disponíveis em pet shops e clínicas veterinárias com uma alta taxa de eficiência protetiva", conta o médico veterinário.
Em caso do animal ser picado, o veterinário explica que, como acontece na maioria das doenças, há um período de latência em que o cachorro está infectado, mas não demonstra os sintomas. O essencial para os donos é sempre estar de olho no comportamento do animal e buscar por atendimento veterinário caso os sintomas sejam visíveis e apareçam.
Transmissão pelo carrapato
Além da dengue, a outra doença que pode ser transmitida aos cães por picada é a erliquiose. Enfermidade que tem o carrapato como responsável pela sua contaminação.
Com Assessoria de Imprensa