Coceira em cães: seu cão se coça mais do que o normal?
A coceira fora do normal do seu cão pode ser um sinal negativo da sua saúde
Foto: Divulgação
Comer, beber água, dormir, brincar e se coçar: essas são algumas das atividades que nossos cães costumam fazer todos os dias. No entanto, se seu cachorro está se coçando mais do que o normal, esse pode ser um sinal de que algo está errado. Por isso, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre coceira em cães, como causas e como identificar se seu cachorro está se coçando mais do que deveria.
Será que meu cachorro está se coçando mais do que o normal?
Algumas coçadinhas rápidas durante o dia são normais. Assim como nós nos coçamos às vezes, nossos cães também sentem essa necessidade. Agora, se seu cachorro anda se coçando com mais frequência e por um período de tempo mais longo, aí algo pode estar errado. Se ele apresenta lesões, queda de pelo em alguma região (em especial naquela em que coça), ou usa a boca para se coçar, não restam dúvidas: ele precisa fazer uma visita ao seu médico veterinário de confiança.
O que pode causar coceira excessiva em cães?
As causas podem ser diversas. Abaixo, listamos e explicamos as mais comuns:
Pulgas e carrapatos
Apesar de não ser novidade para os pais de pets, achamos importante colocar as pulgas e os carrapatos nessa lista. Se a coceira é provocada por esses parasitas, basta tratar com antipulgas e pronto, certo? Mais ou menos. Na verdade, muita gente acaba aplicando o antipulgas e carrapatos apenas quando o cachorro está passando por uma infestação, mas o ideal é fazer a manutenção desse medicamento conforme a embalagem. Ou seja: se a dose do antipulgas está atualizada, nosso cachorro não corre risco de infestação, e o melhor é sempre prevenir!
Além disso, a picada desses parasitas pode, ainda, transmitir doenças mais sérias, como a doença do carrapato, por exemplo.
Alergias
As alergias são grandes responsáveis por coceira em cães. Confira as causas mais comuns de alergia em cães:
Alimentos (alguns alimentos e mudanças na ração podem causar alergias);
Pulgas (a saliva das pulgas pode desencadear uma reação alérgica em alguns cães. Prevenir o aparecimento desse parasita é a melhor solução!);
Plantas (algumas plantas podem ser responsáveis por provocar alergias no nosso cachorro. Veja aqui uma lista de plantas tóxicas que não devemos ter em casa);
Dermatite de contato (componentes de produtos, em especial os químicos, podem causar alergias);
Sarna
A sarna é uma doença de pele causada por um ácaro. Não existe uma vacina que previna a sarna, mas medidas curativas como shampoos específicos, pomadas e medicação podem ser adotadas pelo médico veterinário. Se seu cachorro está apresentando uma queda de pelo nas regiões dos olhos, boca ou patas, pode ser sarna.
Outros fatores
Infecções na pele do cachorro e seborreia (tanto seca quanto oleosa) também podem causar coceira.
Coceira em cães: solução
Se você está notando que seu cachorro anda se coçando muito, a primeira medida deve ser levá-lo ao veterinário. Esse profissional irá examinar seu melhor amigo e passar um diagnóstico. Para aliviar a coceira, no entanto, um medicamento extremamente eficaz é o Apoquel. Ele pode ser utilizado em cães com mais de 1 ano de idade e começa a fazer efeito após apenas 4 horas. Ah, e ele não é um corticóide e nem um anti-histamínico!
Fonte: Pet Love