Como saber se meu cachorro está com depressão?
Assim como nós, nossos pets também podem adquirir problemas psicológicos. Afinal, a depressão em cães tem sido cada vez mais comum nos pets. Acompanhe nosso blog e saiba mais!
Os cachorros são sempre lembrados por sua alegria e entusiasmo. Muitas vezes podemos notar isso até mesmo em situações tristes ou desafiadoras, como quando o cãozinho possui alguma deficiência. Mas então, de onde vem a depressão?
Segundo alguns veterinários, ela pode acontecer em casos em que há uma dependência maior do pet em relação ao seu tutor. Nesse sentido, qualquer alteração familiar pode afetar o pet.
Como saber se meu cachorro está com depressão?
A depressão canina é um problema que deve ser levado em consideração porque compromete a saúde psicológica do pet e também pode gerar consequências físicas, pois começa a interferir no sono, alimentação e em todas as atividades do cachorro.
Busque sempre ficar atento aos sintomas a seguir para saber se o seu amigo de quatro patas tem ou não depressão:
- Perda de apetite e de peso;
- Agressividade repentina;
- Olhar triste;
- Isolamento;
- Coceira excessiva;
Causas comuns da doença
- Morte de algum membro da família ou de outro pet;
- Adestramento punitivo;
- Deixa o pet sozinho por muito tempo;
- Maus tratos;
Essas situações devem deixar os tutores ainda mais atentos. Converse com um veterinário sobre a melhor forma de prosseguir com os sintomas da depressão canina.
Leve-o ao médico veterinário, apesar da semelhança com a depressão humana, os sintomas nos pets são inespecíficos e podem indicar uma série de doenças que, se não cuidadas adequadamente, podem se tornar graves.
Como evitar que meu cachorro tenha depressão?
Para evitar que o pet desenvolva depressão, é preciso garantir seu bem-estar, por isso não ofereça a ele somente o básico como comida, água e ração. Eles também precisam de estímulos diários capazes de atender suas demandas físicas e mentais.
Portanto, busque dedicar sempre algumas horas do seu dia para o pet, passeie com ele e deixe a disposição diversos brinquedos. Um cachorro estimulado fisicamente e mentalmente, é um cachorro saudável!
Agora que você já sabe como identificar a depressão canina, continue em nosso blog e saiba tudo sobre o mundo animal!