Cuidados com o pet durante as festas de fim de ano
Confira abaixo algumas dicas e cuidados importantes!
Um brinquedo enorme, repleto de bolinhas morder. É assim que seu gatinho enxerga aquela linda árvore de natal que está montada em sua sala. Os enfeites nem sempre chegam intactos até o dia 25 de dezembro e, acredite, isso é o de menos.
Ruim mesmo é quando as comemorações de fim de ano causam alguns acidentes que podem ser até ser fatais para os pets. É importante lembrar que a atenção deve ser redobrada se o animal tiver nascido a pouco tempo, a atenção deve ser redobrada com os filhotes, por exemplo, pois eles possuem uma certa atração pelos penduricalhos.
Veja abaixo os 6 maiores perigos que essa festas podem trazer ao seu cãozinho:
Vários objetos redondos pendurados na árvore de natal sempre atraem a atenção dos pets, que muitas vezes acabam pulando na árvore e a derrubando.
Quem não gosta de ver a árvore toda iluminada? O problema é que as luzinhas oferecem grande perigo para os pets que podem morder o fio e se machucar. O pisca tem risco de choque elétrico e pode causar queimaduras na língua e no focinho, além das alterações neurológicas ou metabólicas mais graves.
Bacalhau, peru, panetone, chester... Você merece e pode comer todas essas maravilhas, mas é bom lembrar que elas podem ser prejudiciais à saúde do seu melhor amigo.
Portanto, resista aos olhares pidões e não ofereça pedacinhos de comida ao pet para que não tenha nenhum outro tipo de dor de cabeça, com pequenos probleminhas estomacais que podem ser causados devido a ingestão de tais alimentos.
Os cães possuem uma audição muito aguçada, o que é útil para que eles ouçam, mesmo que de longe, quando há algum perigo ou quando seus tutores chegam.
No momento das explosões, recomenda-se que os donos fiquem próximos aos bichos para tranquilizá-los. É bom colocar um pouco de algodão nos ouvidos deles também, assim ameniza um pouco mais o impacto dos ruídos na audição deles.
As festas de fim de ano coincidem com o início do verão e por isso é bom tomar cuidado com a desidratação.
Procure deixar o animal em um lugar com sombra e dê bastante água gelada. Evite passeios em horários muito quente e, caso o cachorro ou gato tenha pelagem clara e estiver exposto ao sol, é preciso passar protetor solar - produtos específicos para pets - em áreas mais sensíveis, como as orelhas, por exemplo.
Nesta época, alguns animais chegam aos hospitais veterinários - acreditem - em coma alcóolico. Isso acontece porque as pessoas costumam esquecer os copos cheios em lugares de fácil acesso.
O álcool é absorvido ainda mais rápido pelo aparelho digestivo dos pets e metabolizados mais rapidamente no fígado. Alguns efeitos são náuseas, vômitos, diarréia e problemas respiratórios.
Aproveite as festas de fim de ano, mas busque ficar sempre de olho no seu pet e jamais o deixe passar por essas situações. Assim, vocês podem aproveitar as festas tranquilos e sossegados.
- BOLINHAS DE NATAL
- PISCA PISCA
- COMIDAS
- FOGOS DE ARTIFÍCIO
- CALOR
- BEBIDA ALCOOLICA