Cuidados que você deve ter com seu pet no inverno
A maioria dos animais gostam das baixas temperaturas. Nesta época do ano, os cães costumam ter mais disposição e o inverno é um excelente período para estimular a prática de exercícios físicos.
A preocupação deve ser com os cães idosos e filhotes, já que estes sentem mais frio e têm maior probabilidade de contraírem doenças típicas da época.
Para te ajudar a cuidar do seu pet no frio, preparamos 6 dicas que vão garantir saúde para seus peludos na época mais fria do ano. Confira!
Banhos
É permitido dar banho no seu amigo peludo. Porém, se for dar o banho em casa, opte por fazer isso no fim da manhã. Além disso, a água deve ser morna, mas não quente o suficiente para causar lesões na pele do seu animalzinho. Após o banho, o ideal é utilizar o secador – em uma temperatura morna – para secar a pelagem dele e assim evitar que ele fique gripado.
Roupinhas
Não, as roupinhas não servem apenas para deixar seu pet mais fofo e bonitinho. Elas também são ideais para manter os cãezinhos aquecidos nos dias frios.
Porém, é preciso tomar cuidado ao escolher a roupinha de frio para seu cachorro. Logo, evite comprar roupinhas que limitem o movimento do cachorro e que possuam penduricalhos, já que eles podem ser engolidos e provocar doenças intestinais graves no animal.
Lembre-se, é importante lavar as roupinhas frequentemente para evitar a prolifreração de fungos e bactérias.
Cama quentinha
Seu cãozinho vai gostar de uma cama quentinha. Apesar de possuir um organismo adaptado e muitas raças não necessitarem de roupinhas para se manterem aquecidos, é importante que o animal tenha um ambiente aconchegante em que possa se proteger dos ventos gelados.
Para saber se o cachorro sente frio durante a noite fique atento à maneira como ele dorme. Se ele estiver enroladinho no próprio corpo, encolhido, é um sinal claro de que ele está tentando se aquecer.
Neste sentido, deixe o ambiente mais aquecido ou renove o cobertor. É importante lembrar que a posição do corpo também pode estar relacionada à preferência do cachorro. Assim, quando ele estiver dormindo, procure não incomodá-lo.
Passeios
Evite sair para passear com o cachorro nos horários mais frios. Como o cachorro, assim como os humanos, também sentem frios, os passeios em dias frios podem se tornar bastante desconfortáveis.
O vento frio também pode estar relacionado a doenças do tempo, como otites. Portanto, evite sair para andar com o cachorro em dias amenos.
Atividades dentro de casa
Assim como nós, os cães costumam ficar mais preguiçosos no inverno. Apesar disso, é de extrema importância manter a rotina saudável do pet com atividades capazes de estimular a cognição e os sentidos do pet.
Além os passeios, que devem continuar mesmo no inverno, opte por brincadeiras que podem ser feitas dentro de casa, como pega-pega, mordedores e até mesmo esconde-esconde.
Tosas
Aumente o intervalo entre as tosas, pois a pelagem é sim uma barreira natural contra o frio para os pets. Tanto é que, alguns cães passam por uma troca de pelos no outono, ganhando uma pelagem mais espessa.
Logo, se você tem um amigo de quatro patas em casa, vale a pena esperar um pouco mais antes da próxima tosa. As tosas higiênicas devem ser mantidas, bem como é importante fazer a escovação constantemente de cães que possuem pelos médios e longos, evitando assim, a formação de nós.