Devo tosar meu cachorro no verão?
Os pelos do pet servem como isolante térmico, portanto, tosar ele por completo pode não ser uma boa ideia!
Opte por tosas que não deixem o pelo nem muito curto nem muito longo, pois assim você ajuda seu cãozinho a se livrar do calor, sem expô-lo. A tosa completa pode expor o bicho a queimaduras de pele, caso fique muito exposto ao sol.
Embora seja recomendado aparar os pelos ao menos duas vezes ao ano, pois isso é imprescindível para eliminar os fios rebeldes, deixar o couro cabeludo respirar e renovar os antigos pelo, para que novos nasçam!
A tosa não é a maneira mais assertiva de garantir que seu pet não passe calor, muito pelo contrário. Os humanos, por exemplo, transpiram quando estão com calor. No caso dos pets, as glândulas responsáveis por controlar a temperatura e eliminar substâncias tóxicas, ficam nos coxins e na língua. Sendo assim, a tosa, não ajuda necessariamente a reduzir o calor nos bichinhos.
Não é proibido tosar o cachorro, mas algumas particularidades devem ser pensadas antes de fazer uma tosa drástica. O ideal, é sempre consultar um médico veterinário para que ele possa te orientar qual a melhor maneira de tosar seu amigo de quatro patas.