Dicas para diminuir a queda de pelo do pet
Seu pet solta muito pelo e você não sabe mais o que fazer para controlar isso? Preparamos um artigo especial pra você abaixo. Confira!
A queda de pelos nos pets muitas vezes ocorre de forma natural, no entanto há alguns fatores que devem ser levados em consideração nesse caso como: raça do pet e se a pelagem do animal é longa ou curta.
Em geral, a queda de pelos do cachorros acontece devido a troca de pelos constante, assim como acontece com os cabelos humanos. É normal os cães perderem pelos todos os dias, e obviamente, nascerem novos também. Essa queda constante é absolutamente normal se acontecer de forma moderada, bem como a queda durante as outras estações.
Por exemplo: quando o inverno chega ao fim, os cães perdem os pelos mais grossos, dando lugar aos pelos mais finos e curtos, dessa maneira o pet não passará tanto calor durante o verão.
Como já mencionado, a raça do pet também é determinante quando falamos da queda de pelos. Há raças como Maltês e Yorkshire que têm a tendência de soltar menos pelos, apesar de serem mais peludos. Já raças como Labrador, Pastor Alemão, Golden Retriever e Chow Chow, que são recordistas em deixar rastros de pelo por onde passam.
Vale lembrar que a depender da raça, essa troca de pelo pode acontecer até mesmo três vezes por ano.
Por meio de alguns cuidados simples, é possível controlar a quantidade de pelos espalhados pela casa. Confira algumas dicas importantes abaixo:
- Higiene e Banho
É de extrema importância para a saúde do pet ter uma boa rotina de higiene. O banho ajuda a remover todo o pelo morto que tendem a cair pela casa, no entanto, vale lembrar que o banho em excesso pode deixar a pele do animal seca e causar alguns problemas dermatológicos. Se possível, utilize sempre os produtos adequados para os pets. Peça que o médico veterinário indique os melhores produtos para o banho do seu melhor amigo. - Tosa
Mantenha a tosa do pet sempre em dia. A tosa ajuda a remover o excesso de pelos, principalmente daqueles cachorros que possuem pelos compridos. Além de, é claro, ajudar no combate a doenças de pele que podem ser causadas pelo acumulo de pelos. - Alimentação
Uma dieta saudável é uma das principais maneiras de reduzir consideravelmente a queda de pelos dos pets. Alguns alimentos podem não conter a quantidade exata de nutrientes que o animal precisa, e isso também pode influenciar na queda de pelos. Escolha sempre a ração ideal para cada fase do seu pet. Caso esteja com dúvidas sobre qual a melhor alimentação para o seu pet, peça ajuda ao médico veterinário e ele, com certeza, te indicará as melhores marcas para agradar o seu amigo peludo. - Escovação
Além de ser um momento gostoso para o pet, a escovação evita que alguns nós se formem, deixando a pele limpa e estimula o crescimento de novos fios.
Lembre-se de sempre escovar na direção dos pelos, seu pet vai amar! - Proteção contra pulgas e carrapatos
Os parasitas, além de trazerem diversos problemas de saúde para os pets, também geram muitas coceiras e irritações na pele dos animais, contribuindo assim, para a queda de pelos.
É de extrema importância vermifugar os pets corretamente, utilizando os antipulgas adequados e no período certo. Consulte seu veterinário para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu animalzinho.
Tudo o que você precisa para deixar seu pet mais feliz e sempre saudável, você encontra aqui na Ednaldo Rações. Acesse nosso portifólio de produtos ou entre em contato com nossa equipe e confira tudo o que nós oferecemos!