Lágrima ácida em cães e gatos: o que é e como tratar!
Todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde dos nossos bichinhos de estimação, não é mesmo?! Você já deve ter visto algum cachorro ou gato com manchas vermelhas ou marrons ao redor dos olhos. Você pode até pensar que é falta de higiene, m...
A lágrima ácida é um problema no canal lacrimal, causada quando o canal não consegue absorver ou reduzir o excesso de lágrimas. Apesar do nome, a lágrima não é ácida e não pode ferir o pet gravemente. Mais do que uma questão visual, a lágrima ácida costuma ser sinal de que algo está errado com a saúde de seu pet. Portanto, nada de ignorar o problema. O ideal a ser feito é procurar por um veterinário, para que ele te ajude a cuidar da melhor forma possível da saúde de seu amigo peludo!
Raças mais afetadas:
Cachorros com pelagem clara possuem maior probabilidade de terem a lágrima ácida. Algumas raças como: Shihi-Tzu, Poodle, Maltês, lhasa Apso, Pequinês ou Gato Persa, são as que mais desenvolvem a doença, justamente por possuírem canais nasolacrimais tortuosos.
Como tratar o problema:
Se o seu pet apresenta manchas ao redor dos olhos, o primeiro passo é procurar um profissional veterinário. Ele poderá identificar e indicar o melhor tratamento para o seu pet. Em alguns casos, o problema pode ser corrigido com procedimentos cirúrgicos como a desobstrução dos ductos e alterações palpebrais. Outros tratamentos também podem ajudar a combater a lágrima ácida, como alimentação adequada ou colírio para limpar os olhos, uma vez que uma alimentação inadequada com muito açúcar e corante, pode favorecer o surgimento do problema.
Agora que você já sabe o que é lágrima ácida e como tratá-la, procure um profissional especialista para orientar o tratamento do seu pet!