O que é preciso saber antes de ter uma calopsita
De uns tempos pra cá, essa ave começou a se destacar mais e ser mais requisitada como animal de estimação
De uns tempos pra cá, essa ave começou a se destacar mais e ser mais requisitada como animal de estimação, pois além de serem muito fofinhas e companheiras de seus donos os seguindo por todo canto, calopsitas são muito alegres e possuem também grande habilidade de imitar sons e até de se comunicar com seu dono.
As calopsitas chegam a medir até 32 cm podem viver por até 25 anos, por isso, o dono deve estar preparado para sua convivência intensa e avaliar sua disposição para a criação do bichinho. Essa ave de gênero psitacídeo costumam ser bem animadas, principalmente de manhã, o que significa que os "bom dia" serão animados e talvez um pouco barulhentos, por serem animais ativos, é estranho quando se isolam e ficam quietos no próprio canto repentinamente, então, caso isso aconteça, é uma boa ideia fazer uma visita ao veterinário, buscando entender o que se passa.
Os cuidados com a gaiola dessas aves não são muitos, na hora de comprar uma gaiola, é necessário que ela seja de média a grande, mais ou menos duas vezes o tamanha da ave com as asas abertas porém, sem grades muito espaçadas para que a ave não se machuque ou tente fugir; você pode enriquecer o ambiente com alguns acessórios, escadinhas são ótima, principalmente em gaiolas com dois ou mais andares. É importante lembrar que a limpeza da gaiola é uma parte fundamental para a criação de calopsitas, também é preciso saber que não é recomendado manter essas aves na gaiola o tempo todo, elas precisam socializar com os donos e com o ambiente.
A dieta dessas aves é bem variada, a ração peletizada é ótima pois contém todos os nutrientes e vitaminas necessários para o pet, além dela, é possível oferecer sementes (girassol, arroz, painço, alpiste) e também legumes, verduras e frutas, todos são ótimos complementos alimentares.
São conhecidos por serem sociáveis, mas para isso se eternizar, é necessário socializá-la desde filhote (ou então adquirir uma ave mansa já adulta), procure sempre passar segurança, conversar, fazer carinho de forma delicada e esperar que ela venha até você para pegá-la, depois que ela estiver acostumada, vocês serão companheiros até o final.
Se tiverem uma boa alimentação, convivência estabelecida sem stress e uma limpeza adequada da gaiola, serão animais extremamente saudáveis, já que as doenças mais comuns (clamidiose, Aspergilose, conjuntivite e giardíase) nessa ave estão diretamente ligadas com a falta de higiene.
Essas aves são ótimas companhias para todas as idades, conseguem levantar o astral de todos a sua volta, além de serem "grudinhos", caso você tenha interesse em adquirir uma dessas, procure por criadores responsáveis, que tenham um ambiente saudável e seguro para as aves.
Esperamos que você se divirta bastante com esse passarinho, até logo!