Por que os gatos costumam lamber uns aos outros?
Entenda os motivos dos felinos realizarem essa prática tão fofa
Foto: Divulgação
Quem acompanha as nossas publicações fica bem informado sobre cães e gatos. E é para você cuidar ainda melhor do seu bichinho, e entender melhor o comportamento dele, que a gente vive correndo atrás de informações e curiosidades.
Nesse post vamos te contar por que os gatos têm o costume de lamber uns aos outros. Mas antes de entrar nos detalhes, você arriscaria algum palpite sobre a razão dos felinos terem esse hábito que arranca suspiros e risadas da gente?
...
Se pensou que é um ato de carinho ou até uma questão de limpeza, já que os felinos levam nota 10 no quesito limpeza, você está no caminho certo, mas continue a leitura para descobrir que as lambidas ásperas escondem outros motivos.
Pra começar, um banho de saliva faz parte da vida do animal desde o seu nascimento. Um dos primeiros atos da mamãe gata é lamber suas crias como forma de proteção e carinho. Elas fazem isso para porque os odores do nascimento são atrativos para possíveis predadores e depois mantêm o hábito até a quarta semana de vida do filhote, que a partir daí consegue a se banhar sozinho e passa até 50% de sua vida procurando se manter limpo.
Pura fofurice
A surra de “beijos” também serve para estreitar o vínculo social entre os gatos. Pesquisadores da Universidade da Geórgia (EUA) foram observar o comportamento dos bichinhos em uma colônia para gatos e notaram que as lambidas aconteciam somente entre os gatos já possuíam algum tipo de vínculo.
É por isso que gatos estranhos uns aos outros precisam de um tempo para socializarem e só então passarem a permitir um contato mais íntimo e receber carinhos.
Esfrega minhas costas?
Famoso por não abrir mão de sua higiene, o gato não consegue manter sozinho 100% do seu corpo limpo. Cabeça e pescoço são regiões que para serem alcançadas necessitariam que o bichano tivesse uma língua muito maior do que possui.
Então ele precisa da ajuda de outro felino para tornar o banho mais completo e aumentar sua sensação de limpeza. O gato adora ser tocado nessas partes de difícil assepsia, e isso ajuda explicar porque ele ronrona bastante quando acariciamos sua cabeça.
Para não comprar briga
Veja só que curioso! Um estudo de 1998 da Universidade de Southampton (ING) de 1998 mostrou que o comportamento excessivo pode ser uma maneira do animal aliviar a tensão e redirecionar o que seria uma agressão.
Seria assim: ao invés de comprar uma briga que ele possa se machucar, o bichinho demonstra o seu domínio cuidando do outro gato. Olha que lição boa da gente aprender com eles, não é verdade?
Agora, na próxima vez que você vir seus gatos lambendo um ao outro será inevitável não ficar com aquela pulga atrás da orelha. Será que está rolando só uma ajuda no banho ou tem alguém que não tá a fim de cair na porrada?
Fonte: Pet Love