Saiba para que serve o bigode dos cachorros
Os pelos perto do focinho do cão são chamados de vibrissas. Pra que eles servem? Leia!
O que é o bigode do cachorro?
O bigode é um conjunto de fios grossos, mais conhecido como vibrissas. Essas vibrisas vão muito além do bigode do cachorro. Na verdade, todo cãozinho tem outros pelos táteis pela face que também ajudam a detectar vibrações do ambiente.
Para que serve o bigode do cachorro?
O bigode do cachorro funciona como receptor tátil e cumprem uma função sensorial no corpo do pet. Na ponta do bigode há folículos repletos de terminações nervosas, fazendo com que o cão tenha uma ampla noção espacial. Ou seja, quando as vibrisas do cachorro recebem estímulos externos - como quando o bigode encosta em algum lugar, por exemplo -, os nervos sensoriais detectam tal vibração e enviam essa informação ao cérebro, responsável por decodificar e gerar uma resposta exata.
Por isso, as vibrisas são parecidas como "antenas" que ajudam o cachorro a se localizar melhor. Ao detectar essas vibrações do ambiente, o bigode do cachorro consegue notar o tamanho do espaço e até mesmo a localização de objetos próximos. Isso também permite que o animal meça distâncias e perceba até mesmo as correntes de ar.
Posso cortar o bigode do meu cachorro?
Como muitos ainda não sabem a utilidade por trás do bigode do cachorro, alguns tutores têm o hábito de aparar essa região para deixar o animal, esteticamente, mais bonito.
Mas a verdade é que não pode cortar do cachorro, porque é algo que acaba inibindo a percepção do cachorro sobre as coisas, fazendo com que ele fique desorientado. Além disso, o corte é muito incômodo para os cães, que passam a ficar assustados, por terem seus sentidos diminuídos.
Raça de cachorro com bigode mais aparentes
A raça, nesses casos, é algo que pode influenciar bastante no aspecto das vibrissas, sendo que em alguns cães esses pelos são mais facilmente notados. Por isso, é possível que as pessoas associem a ideia de "cachorro com bigode" somente a alguns cãezinhos. As raças mais populares são:
- Border Collie;
- Maltês;
- Yorkshire;
- Fox Terrier;
- Lhasa Apso.
Cuidados com o bigode do cachorro
A principal recomendação é para não cortar o bigode do pet, muito menos removê-lo com pinças ou outras ferramentas semelhantes. Ao tentar fazer isso, o pelo é retirado na raíz e causa uma dor imensa, deixando os pets nervosos e irritados com a situação.
Quando o cão possui um bigode muito comprido, é possível conversar com o médico veterinário sobre a possibilidade de aparar as vibrissas de forma que não prejudique os cães. Atenção: nunca tome essa atitude por conta própria
Curiosidade sobre o bigode do cachorro
- As vibrissas são proporcionais ao tamanha do cão. É isso que faz com que o animal saiba se um espaço grande pra ele caber.
- O bigode do cachorro é capaz de perceber correntes de ar, captando também informações sobre a temperatura.
- 40% do cérebro do cachorro é responsável por processar o sentido tátil e é voltado exclusivamente para a sensibilidade dos bigodes.
Agora que você já sabe como funciona o bigode dos cachorros, continue em nosso blog e leia mais artigos relacionados ao mundo animal.