Saiba tudo sobre os benefícios da castração em cães e gatos
Segundo especialista, a técnica previne o câncer de mama nas fêmeas e o de próstata nos machos
Foto: Divulgação
A castração em cães e gatos é muito importante na prevenção de várias doenças, entre elas o câncer. Além disso, também evita a procriação descontrolada.
De acordo com o médico veterinário Reynaldo Dias Landgraf Junior, o método traz uma série de benefícios para o animal. "A castração é importante, pois não só previne a gravidez. Ela protege o animal de diversas doenças que podem matar, como o tumor. Nas fêmeas ela previne o câncer de mama e nos machos o de próstata. Por isso, quando mais o animal for castrado melhor", diz Reynaldo.
No caso das fêmeas, o veterinário orienta sobre a importância do castramento antes do primeiro cio."É comum das fêmeas terem gravidez psicológica assim que entram neste ciclo, já que seu organismo entende que está preparado para ter filhotes. Então, elas começam a produzir leite, hormônios, como se estivessem grávidas. Porém, como não estão, essa reação acaba provocando o câncer", conta o médico veterinário Reynaldo.
Além da prevenção contra o câncer, a castração também previne a piometria, que é uma infecção bacteriana que ocorre no útero. Caso não seja cuidada imediatamente, pode levar a morte.
Falando dos machos, o especialista diz que a castração previne também o câncer, que neles aparece na próstata. Além disso, auxilia na diminuição da agressividade animal.
Com relação ao procedimento cirúrgico, o especialista explica que a cirurgia é simples e pode ser feita a partir dos seis meses de vida dos animais. Nas fêmeas leva cerca de 30 minutos. Já nos machos em torno de 15 minutos. No entanto, assim como em qualquer método cirúrgico, deve-se tomar alguns cuidados, tanto no pré como no pós-operatório.
Com Assessoria de Imprensa