Tudo o que você precisa saber sobre seguro saúde de animais!
Os animais de estimação precisam ser bem cuidados, inclusive, por um médico veterinário para receber alguns cuidados essenciais para a saúde.
O plano de saúde para animais surgiu para proteger seu pet, sem precisar gastar muito. Afinal, ele funciona como um plano de saúde humano, em que o pagamento de uma mensalidade garante atendimento periódico. Assim fica mais fácil manter os pets mais saudáveis.
Resumindo, o plano de saúde surgiu para suprir algumas necessidades da área, como falta de hospitais veterinários públicos e o alto custo dos exames, procedimentos e consultas realizados separadamente.
Justamente por ser uma tendência com grande potencial de crescimento no mercado pet, é de extrema importância saber como é que funciona o plano de saúde animal, antes mesmo de embarcar nesse investimento!
Como funciona o plano de saúde animal?
Assim como o plano de saúde convencional para humanos, mensalmente é cobrado um valor que garante ao consumidor atendimento integral com laboratórios, clínicas, médicos veterinários e hospitais qualificados à disposição.
Em geral, os atendimentos são feitos com horário marcado. Mas a grande maioria dos planos também atendem sobre situações de emergência.
O preço do plano de saúde animal é mais barato. Os valores variam de R$ 50,00 a R$ 200,00, e oferecem desde tratamentos básicos como vacinação, banho e tosa, até cirurgias e acupunturas.
Esses valores também podem variar de acordo com o porte, raça e idade do pet. Ou seja, mesmo que você opte por adquirir o plano de saúde mais em conta, o pet shop poderá cobrar uma taxa extra, se o bichinho for idoso, por exemplo.
Vantagem de ter um plano de saúde para seu pet
Ter um plano de saúde para seu pet é ter praticidade e economia, visto que na maioria das vezes, esse pacote pode sair mais barato que pagar pelos serviços individualmente.
A falta de alternativas públicas: A maioria das pequenas cidades, não possuem hospitais veterinários públicos. Infelizmente, esses hospitais têm se concentrado mais nas grandes cidades e capitais; ainda assim enfrentam uma superlotação, com em média 300 atendimentos por dia.
Portanto, ter um plano de saúde acaba sendo bastante útil, já que dá direito a atendimento médico sem filas e espera prolongada.
Além disso, alguns planos oferecem pacotes específicos para grupos de animais em serviços de pet shop. O que já pode ser uma vantagem para quem tem vários pets em casa, garantindo assim todos os cuidados e manter a economia.
Qual plano aderir?
Essa resposta é particular e vai depender muito de cada animal. O ideal é pesquisar bastante as empresas que oferecem plano de saúde animal e observar se está devidamente registrado no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Analise quais planos cada uma oferece e escolha de acordo com o melhor custo-benefício, de forma que garanta as necessidades do seu pet e não ter um preço exorbitante. Fique atento na hora de contratar os serviços. Leia bem o contrato e questione sempre que tiver dúvidas.