Vacinação de cães e gatos contra raiva vai até o dia 6 de setembro

Centro de Controle de Zoonoses de Prudente promove a aplicação de doses nos bairros

Foto: Marcos Sanches/Secom

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente promove desde o dia 30 de julho a Campanha de Vacinação Contra Raiva até o dia 6 de setembro. Durante a ação, o órgão disponibiliza pontos estratégicos de imunização em diversos bairros. (Veja abaixo relação dos locais de vacinação). A vacina antirrábica deve ser aplicada a partir dos três meses de idade, com reforços anuais. Somente cães e gatos saudáveis devem ser vacinados, assim, animais com qualquer alteração clínica, por exemplo, diarreias, em tratamento ou convalescendo de doenças ou cirurgias devem aguardar a recuperação. Água e ração podem ser oferecidos normalmente antes e após a vacinação.

A raiva, doença causada por um vírus, é letal ao ser humano. Em seu ciclo urbano, a mordida de cães e gatos é a principal forma de transmissão da doença para o homem. Entre os sintomas da doença nos animais estão agressividade, com tentativas de morder pessoas, animais e objetos; salivação excessiva, com a boca aberta constantemente; dificuldade de engolir; perda de coordenação motora, convulsões, paralisia nas patas traseiras; morte.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, a realização da vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para o ser humano.

Orientação

Quando for levar seu animal ao posto de vacinação, é imprescindível que os cães sejam conduzidos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo do animal, sendo que cães bravos, de qualquer raça, devem utilizar focinheira adequada. Por sua vez, os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança. É importante que o proprietário do animal leve a carteirinha de vacinação.

Por fim, o CCZ esclarece que, em casos de acidente por mordedura ou arranhadura de cães e gatos, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima. É necessário identificar o animal agressor para que avalie seu histórico de vacinação, eventuais sinais clínicos, bem como, a realização de observação, conforme o caso.

Para outras informações entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses. O telefone é 3905-4220.

Veja a relação dos locais de vacinação, a partir desta postagem:

Confira os próximos

locais com plantões:

Dia 31

Das 9h às 16h, no Parque São Judas Tadeu e Jardim Guanabara;

Dia 1º

Das 9h às 16h, no Parque Alvorada e Jardim Planalto;

Dia 3

Das 9h às 12h, no Conjunto Habitacional Augusto de Paula e Bairro Novo Oeste;

Das 13h às 16h, no Parque Watal Ishibashi e Bairro Km 18;

Dia 4

Das 9h às 12h, no Parque das Cerejeiras e Jardim das Rosas;

Das 13h às 16h, no Residencial São Paulo e Jardim Icaray;

Dia 5

Das 9h às 16h, no Parque do Povo;

Das 9h às 12h, no Banco da Terra (Estrada Bezerra de Menezes);

Das 9h às 16h, no Parque Higienópolis;

Dia 6

Das 9h às 16h, no Jardim Leonor e Residencial Terceiro Milênio.


Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

(18) 99749-1980