Você sabe como limpar a orelha do seu cachorro?
As orelhas dos cães são sensíveis e muito delicadas. Por isso é muito importante saber fazer a higienização corretamente. Confira!
Você sabe o motivo da limpeza dos ouvidos ser tão importante?
O acúmulo de cera e sujeira nos ouvidos, facilitam o aparecimento de dores e coceiras muito desagradáveis para o pet. Além disso, esse acúmulo reduz a capacidade dos pets de perceber o som. Um dos piores problemas que a falta de limpeza pode gerar é o risco de infecções, como a otite, que são extremamente dolorosa. Por isso, é muito importante que cada tutor aprenda a fazer uma boa limpeza nos ouvidos do cão.
Veja abaixo alguns cuidados para ter com seu cãozinho na hora de realizar a limpeza.
Higienizando a parte interna dos ouvidos do pet
Enrole o algodão na pinça própria para limpeza do ouvido, utilize uma camada espessa de algodão, tomando o devido cuidado para o algodão ficar não ficar exposto.
O ouvido do pet tem formato de L, a parte a ser limpa, deve ser a que está visível, não force a pinça na região interna do ouvido, retire apenas as sujeiras dos locais onde você consegue ver.
Seja carinhoso com ele. Se necessário, utilize um segundo algodão, não muito umedecido, e lembre-se que você deve ser firme e delicado ao mesmo tempo.
Após a limpeza, é natural que seu pet queira sacudir as orelhas, portanto, permita que ele faça isso.
Limpando a parte externa do ouvido
É muito importante que você também limpe a parte externa da orelha de seu cachorro completando a limpeza realizada na parte interna. É possível utilizar lenços umedecidos para a limpeza externa, ou se achar melhor, opte por algodão embebidos na solução ceruminolítica.
Note que a limpeza na parte de fora é muito mais tranquila. Segure a orelha do cão e limpe até que você observe a pele rosada e limpa. Após terminar, repita o processo na outra orelha.
-
É essencial acostumar seu cão desde filhote para que ele não fique assustado. Caso ele já seja adulto tente deixá-lo o mais confortável possível. Em casos extremos ele pode rosnar, fugir e até mesmo morder. Caso isso aconteça é de extrema importância que você tenha alguém para segurá-lo, sempre tomando cuidado para não o machucar.
-
Não utilizar objetos pontiagudos, palitos ou coisas semelhantes. Utilize cotonetes, cautelosamente para não introduzir muito e não machucar o pet.
-
Após a limpeza, ofereça um petisco para o seu melhor amigo. Se você recompensá-lo sempre que higienizar os ouvidos, ele acabará associando esta atividade à algo positivo.