Como cuidar de cães que tem medo de fogos de artifício

Alguns cães suportam a barulheira, outros ficam com bastante medo. Leia a seguir!

Essa sensibilidade na audição dos pets independe do gênero ou da raça, variando de cão para cão. Quando se sentem amedrontados pelo estourar dos rojões, bombas e afins, os peludos tendem a tremer e a se esconder. Alguns pets podem até mesmo ficar apavorados chegando ao ponto de pular janelas e até mesmo sacada.

O que fazer para que acidentes como esses não aconteçam? Veja alguns passos básicos:

Um dos cuidados que é possível ter com os cães nesse período, é amarrar uma faixa em torno de seu corpo. Isso fará com que eles se sintam seguros e aconchegados. Você pode encontrar modelos e explicações no YouTube.

A melhor forma de cuidar do pet no momento dos fogos é ficando com ele. A sua presença, mesmo que o animal esteja ansioso, será muito reconfortante e fará com que ele não se agite tanto quanto se estivesse sozinho.

A escolha do lugar também é fundamental. Ele deve ser aconchegante mas nunca apertado ou amplo demais. Deve também possuir um esconderijo - dentro do armário, embaixo da cama - para que o pet possa se sentir mais seguro.

Se você estiver por perto, tente distraí-lo. Brinque, faça carinho. Aja normalmente e mostre que está tudo bem. Manter uma espécie de rotina fará com que o animal perceba que está tudo sob controle e que não há motivo para ficar assustado.

Outra dica interessante para garantir o bem-estar do pet, independentemente de você estar ou não com ele naquele momento, é deixar um rádio ou televisor ligado na hora dos fogos. As vozes e a música tendem a distrair um pouco o animal de todo o caos que acontece lá fora.

  • I. Amarre uma faixa no corpo do cão
  • II. Esteja presente
  • III. Coloque o pet em um lugar tranquilo
  • IV. Distraia o animal
  • V. Deixe um rádio ligado
(18) 99749-1980