18 3906-1553 18 99749-1980


Como manter cães mais velhos bem dispostos e estimulados?

Essa é uma dúvida que muitos tutores de cães idosos possuem. Pensando nisso, preparamos um artigo tirando todas as dúvidas!

Como manter cães mais velhos bem dispostos e estimulados?

Na prevenção dos sintomas da velhice e fornecer à nossos melhores amigos uma melhor expectativa de vida, é preciso manter os pets mais velhos estimulados.

É muito importante saber que, ao adotar um animal de estimação, suas necessidades vão mudar com o passar dos anos. Além do mais, os cuidados que um animal necessita, em grande parte, do seu estado de saúde e idade. Na prática, os pets mais velhos é que vão precisar de muita atenção e até mesmo cuidados específicos, porque serem mais vulneráveis.

Assim como os humanos, os animais vivenciam inúmeras mudanças à medida que vão envelhecendo. Essas transformações não só são visíveis, mas também alteram alguns comportamentos no animal.

ESTIMULAÇÃO MENTAL E FÍSICA

As estimulações físicas e mental devem ser parte essencial da rotina de qualquer pet de estimação. A mente e o corpo do animal devem ser estimulados e exercitados permitindo assim, que ele desenvolva plenamente suas habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais.

Na verdade, uma boa estimulação será crucial para retardar ou prevenir a diminuição do potencial físico, sensorial e cognitivo, característico do envelhecimento.

Uma rotina de baixo impacto, por exemplo, ajudará a prevenir a perda muscular e fortalecer os ossos, tornando melhor a resistência física e prevenindo a fraqueza. Alguns jogos de inteligência podem ajudar a parar a perde de agudeza dos sentidos e prevenir os alguns sintomas da demência sênil.

É importante lembrar que todas as atividades devem ser aplicadas e adaptadas às características de cada animal, levando em conta a raça, idade, estado de saúde e necessidades de cada pet.

O recomendado é que os tutores levem o animal até o médico veterinário antes de aderir qualquer atividade física à sua rotina, visto que o aconselhamento de um profissional é essencial.

 

Veja a seguir algumas atividades de baixo impacto para cães idosos

Caminhadas diárias

Quando seu animal atingir uma idade mais avançada, ou seja, acima dos 7 anos, os passeios diários continuarão a ser benéficos para seu bem-estar e também para sua saúde. Além de serem muito positivos para os tutores.

Ao caminhar, o pet não só alivia seus músculos e se exercita, mas também, explora novos estímulos, libera energia e interage com outros animais; estimulando assim suas habilidades sociais e inteligência.

É importante adaptar a duração do passeio e o ritmo às suas necessidades e limitações. O ideal é fazer caminhadas mais curtas e frequentes, por mais ou menos 20 minutos, sempre parando para descansar e observar a paisagem ao redor.

Jogos e muito amor

Cães mais velhos também gostam de se divertir brincando com seus tutores. Além do mais, eles possuem uma demanda maior e constante de afeto, por se sentirem mais vulneráveis e terem medo de ficar sozinhos.

Durante a velhice do seu animal de estimação, é fundamental redobrar a atenção e a paciência, reservando sempre um momento do seu dia, para dedicar ao seu melhor amigo de quatro patas.

Em momentos de companhia do seu pet, procure apresentar jogos simples de inteligência. O que funciona bem também, é realizar massagens relaxantes em seu mascote, isso ajudará a aliviar ou mesmo combater algumas dores e a sentir-se mais seguro e confortável e seguro em casa.

Natação

A natação é uma das melhores e mais completas atividades para animais mais velhos. Os exercícios n'água são de baixo impacto nas articulações e excelentes para o fortalecimento dos ossos e músculos. Além do mais, a natação é relaxante, justamente por isso ajudará a aliviar dores e proporcionará uma certa sensação de bem-estar ao animal.

Obviamente que nadar é recomendado apenas para aqueles cães que gostam de água. Se você optar por nada junto com seu parceiro, lembre-se de nadar com ele apenas em águas calmas que não tenham muita corrente.

Agora que você já sabe tudo sobre como cuidar do seu cão velhinho, acesse outros artigos aqui em nosso blog!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2022 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.