Como o estresse humano afeta os animais

Sabemos como a conexão entre um homem e o seu pet é tão intensa, então, se liga nessa dica

Nós sabemos como a conexão entre um homem e o seu pet é tão intensa e gera diversas curiosidades, pensando nisso, a Universidade Linköping, onde pesquisadores suecos, buscavam mostrar a sincronização do stress entre as espécies. De acordo com a pesquisa, os níveis de estresse entre os animais e os tutores tornam-se "sincronizados", a longo prazo o stress agudo demonstrou ser muito contagioso. Para entender esse fato, 58 pares de cão-humano foram analisados, para fazer esse estudo, usaram cortisol capilar, por ser uma matriz promissora de avaliação a longo prazo.

A pesquisa teve como foco cães das raças Border collies e Shetlands sheepdogs, foi respondido pelos tutores um questionário de personalidade canina, com base no inventário dos cincos grandes fatores de personalidade em humanos e o monitoramento dos níveis de atividade física dos animais, o estudo apontou correlações significativas no stress a longo prazo, que as concentrações de cortisol capilar humanos, se correlacionaram fortemente com as do cão, também identificou que apesar das personalidades dos cães afetarem pouco seu cortisol, os traços de personalidades humanas, neuroses, consciência; afetaram significativamente os animais. Esses resultados mostram que há um contágio emocional e que os cães espelham o stress dos tutores, assim como diversas outras emoções, por isso, cada vez mais têm surgido pesquisas sobre essa relação multiespécie.

Cada vez mais, aprendemos como nossas emoções, afetam diretamente nossos pets, talvez seja bom nós mantermos a calma, para não refletir nossas emoções nos nossos animaizinhos. Em breve traremos mais artigos incríveis.

(18) 99749-1980