18 3906-1553 18 99749-1980


Como socializar cães e gatos?

É mesmo muito bonito observar os dois pets interagindo, mas muitos ainda têm dúvidas sobre como tornar a relação entre cachorro e gato mais harmoniosa.

Como socializar cães e gatos?

Por mais que seja mais complicado acostumá-los desde filhotes, nada impede que você socialize um gato e um cachorro já adultos. Está focado nessa missão? Temos as melhores dicas para você abaixo, confira!

Gatos e cachorros são inimigos?

Apesar de as espécies serem diferentes é muito comum ver os dois interagindo. Anteriormente, alguns tutores tinham receio de ter as duas espécies pet em casa. Afinal, o comportamento dos gatos é totalmente diferente dos cachorros. No entanto, atualmente essa situação mudou.

Quem tem cachorro e gato em casa garante que ambos vivem em harmonia e até brincam juntos. Obviamente os temperamentos são diferentes, porém, é sim possível que um se acostume com o outro.

Mas, lembre-se: a socialização entre cães e gatos não é recomendada, até porque em situações como essa, a aproximação entre cães e gatos pode ser mais complicada. Veja a seguir algumas dicas importantes:

  • Quando o cão e o gato são filhotes, sendo essa a maneira mais fácil de acostumá-los um com o outro;
  • Quando o cachorro adulto é manso com outros animais;
  • Quando o gato adulto é sociável;

Agora que já explicamos que a amizade entre cães e gatos é sim possível, veja algumas informações para manter a harmonia em seu lar.

Dicas de socialização entre gato e cachorro

Como já explicamos acima, quando os pets são filhotes, é muito mais simples e fácil que se tornem amigos e vivam em harmonia. Apesar disso, o cachorro costuma ser mais bruto durante as brincadeiras. Por isso, imponha alguns limites importantes, ou seja, não deixe o cachorro fazer do gato um brinquedo.

Agora, se você tiver um gato adulto e está pensando em adotar um cachorro filhote, realize a aproximação entre os dois aos poucos.

Jamais solte um cachorro em cima do gato, muito provavelmente, a intenção do doguinho será de brincar com o gato, e o felino irá se defender, por isso podem acabar se machucando.

Restrinja o espaço do cachorro no início da socialização e deixe o gato se aproximar no tempo dele. De qualquer maneira, é importante que a casa tenha itens verticais, como nichos altos, para que o gato observe com calma o novo membro da família.

Em qualquer um dos casos, tenha um espaço para cada um no começo da socialização. Isso garante, principalmente, a segurança do gato, já que o felino tende a ser o mais fraco em caso de brigas. Essa aproximação deve ser feita de forma gradual e com máxima supervisão.

Outra forma é usar a comida como aliado no processo. Por isso, em cômodos separados ou juntos, o ideal é alimentá-los ao mesmo tempo ou dar petiscos quando estiverem perto um do outro.

Você sabe o que é Feromônio?

Os feromônios nada mais são substâncias produzidas pelos animais em forma de odor para se comunicar entre si, principalmente como membros da mesma espécie.

Para socializar gatos e cachorros ou lidar com outras situações de estresse, use feronômios sintéticos que geram mais tranquilidade aos pets. É possível encontrá-los nos principais pet shop em forma de spray, difusores e até mesmo coleiras.

No entanto, é sempre bom consultar um veterinário antes de usar tais componentes artificiais.

Os pets são bem sensíveis a cheiros, sendo esse um dos comportamentos mais inadequados que podem vir a surgir durante o convívio dos animais. Um grande exemplo disso é a marcação de território.

  • E por falar em cheiros/odores...

Exatamente por isso, uma dica é esfregar panos nos pets nas seguintes áreas:

  • - Bigodes;
  • - Orelhas;
  • - Unhas;

Essa é uma das formas deles pararem de se estranhar e se acostumarem mais rapidamente.

Agora que você já sabe como é socializar cães e gatos, será muito mais simples conviver em harmonia com seus bichinhos.

Continue em nosso blog e saiba tudo do universo animal!

Fonte: Petz


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.