18 3906-1553 18 99749-1980


Gravidez psicológica em pets

Saiba como cuidar do pet que passa por essa condição!

Gravidez psicológica em pets

A gravidez psicológica acontece em quase metade das fêmeas que não são castradas e até mesmo naquelas que nunca cruzaram com outro cachorro. No entanto, essa condição pode afetar as cadelas que já foram castradas, justamente por isso é preciso ficar atento as causas e sintomas principais.

Em geral, a gravidez psicológica acomete fêmeas entre dois e quatro meses após o término do cio. Note que o comportamento do pet irá mudar, visto que ele começará a fazer uma espécie de ninho em algum canto da casa e poderá adotar objetos como filhote.

Principais sintomas da Gravidez Psicológica em Pets

Para saber se a sua pet está nesse estado, atente-se aos seguintes sintomas:

  • Produção de leite;
  • Uivos frequentes;
  • Adoção de objetos como filhotes;
  • Agressividade;
  • Depressão;
  • Falta de apetite;
  • Possessividade com o ninho;

Essa Gravidez acontece devido as alterações hormonais na cadela que acabam "enganando" o organismo e fazendo-o agir como se estivesse prenha. Essa condição pode desencadear diversas mudanças que vão impactar diretamente a saúde física e mental do pet.

Estudiosos ainda não encontraram uma explicação para esta condição, a não ser pelas alterações hormonais devido ao aumento de progesterona no organismo da pet.

Como ajudar o animal durante a Gravidez Psicológica

Ao suspeitar que seu pet esteja com Gravidez Psicológica é preciso consultar um médico veterinário para obter um diagnóstico médico completo e uma possível medicação.

Afinal, assim como em qualquer outra condição psicológica, o remédio deverá ser prescrito pelo profissional. Em geral, este medicamento serve para ajudar a secar o leite, impossibilitando a sua produção.

Para aliviar os sintomas físicos, como por exemplo o inchaços nas mamas, realize compressas com água morna.

Já em relação ao ambiente criado e as crias imaginárias, é preciso tomar cuidado na hora de decidir entre afastar a pet repentinamente ou não, já que esses objetos são vistos como filhotes pelas mães e podem potencializar alguns sintomas da gravidez psicológica. Ou seja, a cadela, passa a produzir leite, mesmo sem amamentar. Por outro lado, o animal poderá sentir falta desses objetos se forem retirados repentinamente.

Prevenção

Como ainda não há uma causa bem definida para a gravidez psicológica em cadelas, também não há um método de prevenção testado e comprovado cientificamente.

O que pode ser feito para evitar esse quadro, é a castração pet, além de prevenir esse tipo de situação, evita outros tipos de doenças, como o câncer.


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.