18 3906-1553 18 99749-1980


Leptospirose canina: o que é e como prevenir!

Embora seja uma doença grave, atualmente existem formas de prevenção e tratamentos eficazes. Continue a leitura a seguir e saiba mais!

Leptospirose canina: o que é e como prevenir!

A leptospirose é uma doença zoonótica transmitida por ratos, geralmente por meio de água contaminada. É uma condição extremamente grave e muitas vezes fatal para cães.

Como ocorre a transmissão?

O agente infeccioso da leptospirose é chamado de leptospira. Essa doença se desenvolve nos organismos de ratos urbanos que vivem em bueiros e constantemente estão em contato com sujeiras. A leptospirose atinge principalmente os rins e o fígado, com aspectos típicos da doença, como a cor amarelada das mucosas.

Essa transmissão em geral ocorre através do contato do pet com a urina contaminada de ratos, guaxinins, gambás ou com secreções de um pet infectado.

É preciso ter muita atenção de um pet doente, utilizar luvas e lavar constantemente o ambiente. Os sintomas geralmente começam a ocorrer 7 dias após o contágio.

 

Sintomas da Leptospirose

Os sinais clínicos apresentados pelo pet podem ser variados,por isso é importante levar o animal frequentemente ao médico veterinário. Veja a seguir alguns sintomas comuns de leptospirose em cães:

O tratamento da doença pode avariar de acordo com o agravamento da leptospirose. Portanto, as medidas para o tratamento adequado vão desde hidratação até administração de remédio próprio para leptospirose canina, que devem sempre ser indicadas por um especialista. Essas medicações podem ser antibióticos que inibem e eliminam a Leptospira.

A melhor forma de prevenir é através da vacina para leptospirose canina, que deve ser reforçada periodicamente.

A atenção deve ser redobrada em períodos de chuvas e alagamentos! A água da chuva que lava ruas e bueiros, costuma estar repletas de leptospira, que podem infectar o pet. Portanto, deixe-o protegido durante as tempestades e tenha cuidado durante os passeios.

O pote de ração que geralmente fica no quintal de casa, chama a atenção dos ratos. Certifique-se de sempre recolhê-los após o seu amigão realizar as refeições.

Por fim, leve-o sempre ao veterinário para práticas regulares. Essa prática previne não só a leptospirose canina, mas outras doenças também.

  •  Vômito e diarréia;
  •  Febre;
  •  Urina escura;
  •  Perda de apetite;
  •  Debilitação geral do animal;
  • Icterícia (coloração amarela na pele, branco dos olhos e mucosas do animal);

Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.