18 3906-1553 18 99749-1980


O que é cinomose? Tem cura? Saiba mais

A cinomose é uma doença muito grave, que pode atingir os cachorros de todas as idades. Saiba mais no artigo abaixo.

O que é cinomose? Tem cura? Saiba mais

Essa é uma doença é frequentemente fatal, e apresenta uma taxa de mortalidade de 50% em cães adultos e 80% nos filhotes, segundo uma publicação da Cornell University, de Nova Iorque.

O que é cinomose?

A cinomose nada mais é que uma doença viral causada pelo vírus CDV, popularmente conhecido como o "vírus da esgana canina". Muito contagiosa, a cinomose afeta principalmente os filhotes ou outros cães com o sistema imunológico debilitado.

Uma vez no organismo dos cachorros, o vírus pode atacar os sistemas nervoso, gastrointestinal e até respiratório. Isso pode provocar cinomose canina que vão desde problemas neurológicos até alterações na pele do pet.

Apesar de altamente contagiosa para os cachorros, não é transmitida para outros cachorros domésticos, como gatos e roedores, nem para outros seres humanos.

De que forma a cinomose é transmitida?

As formas de contágio são inúmeras, por isso a doença é tão preocupante. Cães já infectados eliminam o vírus através de secreções do corpo (como remela e fezes) e também da urina.

Ao ser eliminado, o vírus pode sobreviver até 90 dias do ambiente e, ao entrar em contato com o animal, causa a infecção. Sendo assim é necessário isolar o cão infectado - se comprovado o diagnóstico - não se deve compartilhar brinquedos e recipientes utilizados para água e ração.

Uma curiosidade é que a cinomose também pode se manifestar em animais selvagens, como raposas, guaxinins e furões. Por isso, é importante evitar o contato do seu cãozinho com esses animais, se você residir em regiões de mata ou tem o costume de levá-lo para passeios na natureza e trilhas.

A boa notícia é que o vírus pode ser eliminado do ambiente com uma boa limpeza e desinfetante.

Quais são os sintomas?

A cinomose é uma doença que pode se manifestar de maneiras diferentes de um cachorro para outro. Isso acontece porque, enquanto cães saudáveis podem ter mais facilidade para expulsar o agente invasor, outros, como cães e filhotes debilitados, têm ~mais dificuldade.

Por afetar diversos sistemas do organismo do pet, a cinomose possui sintomas diferentes, de acordo com a forma da doença:

  • Forma cutânea: bolinhas com pus, principalmente no abdômen, focinho e patas;
  • Forma respiratória: pneumonia, ocular, secreção nasal e tosse;
  • Forma nervosa: falta de coordenação motora, tremores e convulsão;
  • Forma digestiva: diarreia e vômitos;

É uma doença progressiva que pode evoluir da forma cutânea para nervosa, sendo que nem sempre todos os cães passarão por todas essas quatro etapas. Em caso de suspeita de cinomose, evite o contato do pet com outros cachorros e procure um veterinário o mais rápido possível.

Cinomose tem cura?

Infelizmente não existe um remédio ou tratamento que seja, de fato, eficaz no combate ao vírus, o que torna a doença com baixíssima porcentagem de cura.

Apesar da cinomose não possuir um tratamento específico, pode ter uma cura. O ideal é buscar por um veterinário que já tenha experiência no tratamento da doença o mais rápido possível.

Ao ser diagnosticado, o pet passará por um tratamento para minimizar os sintomas e outras infecções. Neste caso, o médico veterinário poderá receitar diversos medicamentos, de acordo com a saúde de seu animal, como soros para evitar a desidratação, antibióticos, expectorantes, antitérmicos, entre outros.

Mesmo se o pet não portar mais o vírus, ele poderá ter sequelas pelo resto da vida. Neste caso, recomenda-se tratamentos alternativos, como a acupuntura, e suplementos nutricionais para aumentar a imunidade.

A resposta se a cinomose tem ou não, foi esclarecida. Agora é só manter o cuidado com seu amigo de quatro patas e, a qualquer sintoma, levá-lo ao médico veterinário.


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.