18 3906-1553 18 99749-1980


Possíveis complicações após a castração do pet

Você já castrou ou pensa em castrar seu pet? Fique atento as dicas que daremos no artigo a seguir!

Possíveis complicações após a castração do pet

A castração de cachorro é um dos procedimentos cirúrgicos mais comuns e mais indicado pela maioria dos veterinários quando o assunto é saúde animal. Tanto nos machos quanto nas fêmeas, a esterilização evita a procriação, além de prevenir uma série de doenças graves e aumentar a longevidade do pet. Apesar de simples, a castração não deixa de ser uma cirurgia e as complicações após a cirurgia existem. Para entender as complicações mais comuns, no artigo de hoje iremos discorrer sobre o assunto. Acompanhe a seguir!

 

O procedimento cirúrgico para castração do pet, é seguro?

 

Geralmente a castração é uma muito segura e simples. No entanto, ao escolher tal procedimento, é fundamental conhecer o profissional e a clínica que efetuarão a castração. É importante lembrar de fazer um check-up no cãozinho e realizar uma bateria de exames, com o intuito de entender melhor a saúde dele e evitar possíveis complicações durante o procedimento.

A castração não é recomendada em casos que o pet já possui algum tipo de doença pré-existente que o coloque em risco. Neste caso, é primordial que o cachorro seja tratado primeiro para que só depois passe pelo procedimento.

Outro fator que contribui para evitar complicações nos pets é optar pela anestesia inalatória. Este tipo de anestesia é considerado mais seguro por proporcionar ao pet a dose necessária de anestésico de acordo com a real necessidade de tempo e variação da cirurgia.

No fim do procedimento, a inalação é encerrada logo em seguida, agilizando a recuperação do pet.

 

Principais Complicações

 

 

Você levou seu animalzinho para castrar e aparentemente deu tudo certo durante o procedimento cirúrgico. Agora é importante seguir à risca as recomendações do médico veterinário. Caso não haja esse cuidado, as complicações durante o pós-operatório são quase certas.

Utilizar o famoso colar elizabetano em seu pet é de extrema importância, pois evita que o cachorro tente lamber ou arrancar os pontos, o que pode resultar em infecções e abertura da incisão cirúrgica.

Sinais de que algo pode estar dando errado na cirurgia pode são: vômito, sangramentos, manchas no abdômen e febre. Em caso de qualquer sinal ou dúvida, é importante procurar o veterinário.

 

Castração das fêmeas

 

Ainda que simples, a castração das cadelas é um pouco mais complicada que a dos machos.

Isso acontece porque ao contrário dos testículos, útero e ovários são órgãos internos, que para serem retirados, requerem um procedimento cirúrgico mais invasivo. Sendo assim, o pós-operatório também é um pouco mais delicado e doloroso.

Para amenizar o sofrimento do seu pet, o veterinário poderá recomendar o uso de alguns remédios como analgésicos. Estes só devem ser utilizados sob prescrição médica, junto com o colar elizabetano ou roupa cirúrgica.

 

Síndrome do ovário remanescente

 

Em alguns casos raros, a fêmea pode apresentar características do ciclo estral mesmo já estando castrada. Isso acontece devido à denominada síndrome do ovário remanescente, caracterizada por quando um fragmento do ovário permanece no organismo da cadelinha.

Se suspeitar que esse pode ser o caso de sua cachorrinha, leve-a ao veterinário com urgência para uma avaliação mais detalhada. Se for constatada a complicação, será preciso fazer uma nova intervenção cirúrgica com o objetivo de remover o tecido residual do organismo da cadela.

 

O pós-operatório da castração exige alguns cuidados essenciais. Mesmo que o pet apresente resistência ou incômodo, é preciso que ele utilize o colar elizabetano e a roupa cirúrgica, já que estes acessórios ajudam a prevenir as possíveis complicações comuns no período.

 

É essencial que o tutor redobre os cuidados com a higiene do animal e com a medicação prescrita pelo veterinário, que auxiliam e muito, na recuperação do animal.

Para que não haja complicações pós-castração do seu amigo de quatro patadas, é importante levá-lo a um centro médico veterinário especializado e de sua confiança. Assim, o procedimento cirúrgico é feito com todo cuidado, conforto e segurança para ele.


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2021 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.