18 3906-1553 18 99749-1980


Prevenindo tumores e cistos nos pets

Tumores são grandes vilões na saúde dos pets. Confira mais informações no artigo!

Prevenindo tumores e cistos nos pets

Vários fatores podem facilitar o aparecimento de células tumorais, sendo que na grande maioria das vezes, possui um cunho genético, ou seja, uma predisposição a desenvolver essa doença.

Visitas regulares ao médico veterinário para avaliação do animal e as medidas de prevenção são fundamentais para ajudar os tutores a identificar antecipadamente a doença. Levar em consideração a possibilidade da castração é outra medida que ajuda a evitar alguns tipos de tumores.

É muito importante que os tutores notem se há a presença de caroços ou elevações em alguma parte do corpo do pet e, caso encontre, busque imediatamente por um veterinário oncologista, para que assim possa ser definido o diagnóstico e o tratamento mais adequado.

O momento do banho, do carinho ou da escovação são importantes para que o tutor detecte sinais de alerta, como massas (bolinhas), alterações de cor ou feridas na pele com aspecto verrugoso e de dimensões diferentes.

Tumores mais comuns

Tanto cães como também os gatos podem desenvolver sérias doenças no aparelho reprodutor e os exames preventivos são a melhor forma de prevenir essas manifestações. Nas cadelas e gatas, as doenças mais comuns são os cistos ovarianos, tumores nos ovários, útero e mamas, sendo mais comum a endometriose, que nada mais é que o aumento da parede interna do útero.

Já nos cães e gatos, as doenças mais comuns são a hiperplasia prostática benigna, tumor de próstata e tumor nos testículos.

Em geral, o tratamento de doenças do aparelho reprodutor é cirúrgico, sendo que nas fêmeas são feitas a pan-histerctomia - retirada cirúrgica do útero e dos ovários - e a mastectomia parcial ou total.

Nos machos, o procedimento realizado é a orquiectomia - retirada dos testículos - e a prostatectomia - retirada da próstata. Quanto mais cedo detectar as doenças, maiores são as chances de cura.

Controle da alimentação

Manter os animais de estimação longe dos fatores de risco contribui para a prevenção de tumores. Um dos principais cuidados é o controle da dieta, evitando assim, a obesidade, prevenindo a presença de lipomas (tumores gordurosos localizados abaixo da pele).

Exames

Há diversos tipos de exames preventivos. Os mais rotineiros são os hemogramas completo, as dosagens dos hormônios sexuais, a ultrassonografia abdominal e as biópsias, que nada mais são que a retirada de pequenos fragmentos da lesão para análise no microscópio.


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.