PRIMAVERA: Saiba quais são as alergias mais comuns nos cães durante esta bela estação!

Você sabia que os cães também podem ter alergias e na primavera, eles ficam mais propensos à alguns tipos? Confira mais informações no artigo a seguir.

Alergias comum da época das flores, assim como afetam os humanos, também podem afetar os peludos. Essa estação pode desencadear comichões, borbulhas e até mesmo irritação na pele.

É durante a primavera que a natureza se renova: a relva cresce, as flores desabrocham e as plantas crescem exuberantes. É realmente uma bela estação, mas para os alérgicos, ela é sinônimo de espirros, coceiras, cogestão nasal e por aí vai. Os cães também podem ser alérgicos ao bolor, pólen e a poeira. No entanto, enquanto pessoas alérgicas tendem a espirrar quando inalam um alérgeno, os cães tendem a ter diversas irritações na pele.

Ao inalar o pólen, o sistema imunológico do doguinho reage, desencadeando assim uma reação atópica, ou seja, ele adquire uma espécie de irritação que se adquire através da pele.

Veja abaixo alguns sintomas comuns:

  • Pele: vergões, vermelhidão, excesso de oleosidade, manchinhas;
  • Rosto: queixo, focinho e áreas ao redor dos olhos vermelho e com falta de pelos;
  • Ouvidos: vermelhidão, excesso de cera, odor forte;
  • Pelagem: falta de brilho, quedas de pelo;
  • Patas: inflamação, manchas e vermelhidão;

Em geral, os cães normalmente vão morder e coçar o local, buscando alívio das reações. Essa reação dos cães é comum, só que muito perigosa, já que podem causar feridas, infecções e tornar-se um problema maior.

Esses tipos de alergias se desenvolvem entre os 6 meses e os 4 anos de idade do cão, piorando conforme ele vai ficando mais velho.

A prevenção pode ser feita com banhos regulares que minimizam o contato do cão com o alérgeno. Lembre-se de, sempre que sair para brincar ou andar em área verde com ele, quando voltar para casa, é bom dar uma boa escovada nos pelos do bichinho.

É importante lembrar que a primavera também é temporada de pulgas, então fique atento para saber se o cão é alérgico a este parasita também e busque saber como prevenir. Alguns comprimidos mastigáveis tendem a ser bastante eficazes, pois protegem os cães por até 3 meses, desde que se dê o banho e levando a vida normal. Pipetas, coleiras e outros métodos também pode ser utilizados como preventivos.

(18) 99749-1980