18 3906-1553 18 99749-1980


Raças de cachorro que podem trabalhar como cão-guia

O cão-guia é um super ajudante para quem tem necessidades especiais. Seja para aquelas pessoas que possuem dificuldades de locomoção, deficiência auditiva ou visual. Saiba mais abaixo!

Raças de cachorro que podem trabalhar como cão-guia

O cão-guia, também chamado de cachorro-assistente, traz um novo significado à expressão "melhor amigo do homem".

Esses pets são cuidadosamente treinados para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, oferecendo independência e a oportunidade de viver sem a necessidade de ter ajuda constante de profissionais ou familiares.

O que é um cão-guia? Podemos definir como qualquer cachorro treinado para prestar assistência as pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Ou seja, é um animal de serviço com o qual é permitido ir a qualquer lugar que a pessoa quiser, onde por lei, podem ter acesso a edifícios comerciais, bibliotecas, locais religiosos, supermercados, sistemas de transportes ou mesmo qualquer outra área pública.

Em geral, os cães-guia são treinados para se tornarem os ouvidos e olhos de seus tutores. Suas habilidades incluem andar em linha reta, parando para todas as mudanças em seu caminho - calçadas ou escadas - e evitando impedimentos. Cabe ao tutor determinar as rotas que eles tomam e se é seguro atravessar uma avenida, por exemplo. É através da repetição que esses pets podem se lembrar de um trajeto rotineiro.

É função do tutor saber onde eles estão em todos os momentos, no entanto, em caso de alguma falha de caminho, esses animais também são treinados para o que chamamos de "desobediência inteligente", que nada mais é que ao ser dado o comando que colocará seu tutor em risco, eles não obedecem.

Já no caso de pessoas surdas, o pet é adestrado ára proteger as pessoas com deficiência auditiva, alertando-as para diversos sons domésticos, incluindo: campainha, telefone, timer do forno, alarme de fumaça e muito mais. Eles são ensinados para fazerem o contato físico e levarem seus parceiros surdos para longe das causas dos sons.

Esse animais são treinados para ajudar pessoas com diversas dificuldades, além das deficiências auditivas e visuais, incluindo cadeirantes, doentes mentais ou aqueles que são acometidos de alguma condição médica considerada grave.

Os cães-guia são submetidos a um treinamento específico para realizar várias tarefas, como ligar e desligar luzes, abrir e fechar portas, latir para indicar que é preciso alguma ajuda em alguma ocasião, encontrar outra pessoa, etc.

  • Adestramento cão-guia
  • Quem pode ter um cão-guia?

Raças de cães que podem servir como cães-guia

Essa raça de cão é ideal para identificar situações de alerta e perigo à sua volta. Ele não hesita em proteger e cuidar do seu tutor da melhor maneira.

Aliás, o pastor alemão é popularmente conhecido como cão policial devido a sua grande proteção, potencial de resgate, segurança, seja com tutores portadores de deficiência ou mesmo com uma família que não possua necessidades especiais.

Sem dúvidas você já viu um labrador marrom ou branco por aí guiando pessoas com deficiência. Além de simpáticos e sociáveis, eles possuem uma inteligência sem igual para observar e absorver todo o ambiente ao seu redor, antecipando assim, perigos de uma caminhada, além de verificar o melhor trajeto.

O temperamento inteligente e alerta desse pet, o torna um cão-guia ideal.

Mesmo sendo incomum no Brasil, essa raça é muito energética. Sendo assim, jamais se cansará de proteger o tutor que tanto precisa do seu auxílio.

  • Pastor Alemão
  • Labrador Retriever
  • Border Collie

Como já falamos, todas essas raças são treinadas desde o nascimento, através de desafios interativos e muitos reforços positivos realizados por treinadores especialistas em formar um cão-guia de acordo com as necessidades de cada portador.

Portanto, nada de treinar seu cãoozinho sozinho, ele precisa ser colocado diante de situações específicas, seja com barreiras ou simulação de perigo, para prepará-lo adequadamente e assim, cuidar de seu tutor. Por isso, somente um profissional pode treinar um cão-guia.

Fonte: Petz


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.