18 3906-1553 18 99749-1980


Saiba para que serve o bigode dos cachorros

Os pelos perto do focinho do cão são chamados de vibrissas. Pra que eles servem? Leia!

Saiba para que serve o bigode dos cachorros

O que é o bigode do cachorro?

O bigode é um conjunto de fios grossos, mais conhecido como vibrissas. Essas vibrisas vão muito além do bigode do cachorro. Na verdade, todo cãozinho tem outros pelos táteis pela face que também ajudam a detectar vibrações do ambiente.

Para que serve o bigode do cachorro?

O bigode do cachorro funciona como receptor tátil e cumprem uma função sensorial no corpo do pet. Na ponta do bigode há folículos repletos de terminações nervosas, fazendo com que o cão tenha uma ampla noção espacial. Ou seja, quando as vibrisas do cachorro recebem estímulos externos - como quando o bigode encosta em algum lugar, por exemplo -, os nervos sensoriais detectam tal vibração e enviam essa informação ao cérebro, responsável por decodificar e gerar uma resposta exata.

Por isso, as vibrisas são parecidas como "antenas" que ajudam o cachorro a se localizar melhor. Ao detectar essas vibrações do ambiente, o bigode do cachorro consegue notar o tamanho do espaço e até mesmo a localização de objetos próximos. Isso também permite que o animal meça distâncias e perceba até mesmo as correntes de ar.

Posso cortar o bigode do meu cachorro?

Como muitos ainda não sabem a utilidade por trás do bigode do cachorro, alguns tutores têm o hábito de aparar essa região para deixar o animal, esteticamente, mais bonito.

Mas a verdade é que não pode cortar do cachorro, porque é algo que acaba inibindo a percepção do cachorro sobre as coisas, fazendo com que ele fique desorientado. Além disso, o corte é muito incômodo para os cães, que passam a ficar assustados, por terem seus sentidos diminuídos.

Raça de cachorro com bigode mais aparentes

A raça, nesses casos, é algo que pode influenciar bastante no aspecto das vibrissas, sendo que em alguns cães esses pelos são mais facilmente notados. Por isso, é possível que as pessoas associem a ideia de "cachorro com bigode" somente a alguns cãezinhos. As raças mais populares são:

  • Border Collie;
  • Maltês;
  • Yorkshire;
  • Fox Terrier;
  • Lhasa Apso.

Cuidados com o bigode do cachorro

A principal recomendação é para não cortar o bigode do pet, muito menos removê-lo com pinças ou outras ferramentas semelhantes. Ao tentar fazer isso, o pelo é retirado na raíz e causa uma dor imensa, deixando os pets nervosos e irritados com a situação.

Quando o cão possui um bigode muito comprido, é possível conversar com o médico veterinário sobre a possibilidade de aparar as vibrissas de forma que não prejudique os cães. Atenção: nunca tome essa atitude por conta própria

Curiosidade sobre o bigode do cachorro

  • As vibrissas são proporcionais ao tamanha do cão. É isso que faz com que o animal saiba se um espaço grande pra ele caber.
  • O bigode do cachorro é capaz de perceber correntes de ar, captando também informações sobre a temperatura.
  • 40% do cérebro do cachorro é responsável por processar o sentido tátil e é voltado exclusivamente para a sensibilidade dos bigodes.

Agora que você já sabe como funciona o bigode dos cachorros, continue em nosso blog e leia mais artigos relacionados ao mundo animal.


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.