18 3906-1553 18 99749-1980


4 Sinais de que seu gato pode ter bolas de pelo

Você já notou como são as línguas dos gatos? No artigo de hoje vamos falar e dar dicas de como saber se o seu gato tem bolas de pelo. Veja abaixo!

4 Sinais de que seu gato pode ter bolas de pelo

A anatomia da língua dos felinos é composta por um tecido eriçado e essa particularidade faz com que os pelos fiquem presos nele quando os gatos se autolimpando (obrigando o gato a engoli-los). O problema acontece quando há um acúmulo excessivo, pois esses pelos podem formar bolas, causando um bloqueio na garganta ou no estômago do animal, levando-o a ter problemas digestivos.

Esse acúmulo possui o nome de tricobezar gástrico popularmente conhecido como bola de pelos costuma ser mais comum em gatos com pelos mais longos, especialmente no período de troca, que em geral, ocorre na primavera e também no outono.

Acredite, bolas de pelo podem ser desagradáveis tanto para os gatos como também para os tutores, principalmente quando você encontra bolas de pelos regurgitados pela casa, em tapetes ou mesmo nos móveis.

Quando as bolas de pelos começam a se formar, os bichanos começam a mostrar alguns sinais claros de incômodo. Veja abaixo alguns desses indícios:

 

Como evitar a formação de bolas de pelo?

Para evitar a formação de bola de pelo é preciso escovar regularmente o bichano para que ajudá-lo a se livrar dos "pelos mortos". Os gatos adoram ser escovados e além disso ser prazeroso para o animal, a escova também ativa a circulação sanguínea.

A raças de pelos longos devem ser escovadas no mínimo três vezes por semana. Em caso de nós, é preciso desfazê-los com o auxílio de um pente. Comece escovando as costas do animal, posteriormente as patas e por fim sua cauda.

Nos bichanos de pelagem curta, a escovação deve ser feita apenas uma vez por semana. Luvas de borracha específicas para os cuidados com a pelagem ou mesmo uma escova de cerdas pequenas e duras, são as ideais. Após a escovação, passe um pano macio, no sentido dos pelos, para aumentar o brilho.

Há no mercado diversas rações que podem ajudar a evitar o acúmulo de bolas de pelos. Esses alimentos possuem em sua fórmula muita fibra, o que facilita a eliminação por meio das fezes. Existem também alguns petiscos que possuem essa mesma função. Por fim, mas não menos importante, mantenha sempre o felino bem hidratado.

A qualquer sinal de obstrução ou de um sintoma mais grave, leve-o imediatamente ao veterinário!

  • Perda de apetite e peso: se o gato se recusa a comer por vários dias, vomita constantemente e começa a perder peso, é sinal de que algo está errado.
  • Inchaço: à medida que a obstrução causada pela bola de pelo começa a crescer, será possível notar um caroço ao redor da garganta ou ao redor do estômago do bichano.
  • Letargia: os gatos podem ser um tanto quanto preguiçosos, no entanto, uma simples preguiça e uma letargia são coisas muito diferentes. A letargia faz com que o felino pareça não somente desinteressado, mas também doente. Se fosse notar essa apatia, é preciso se preocupar.
  • Diarreia ou constipação frequente: o organismo do animal tentará eliminar a causa do desconforto por meio das fezes. No entanto vale lembrar que, se as bolas de pelo forem muito grande, ocorrerá diarreia e constipação.

Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.