18 3906-1553 18 99749-1980


Como dar banho em minha calopsita?

Sim, as calopsitas tomam banho! Mas isso não quer dizer que você deve dar banho nela de maneira forçada, muito menos exagerada. Acompanhe o artigo a seguir.

Como dar banho em minha calopsita?

As calopsitas costumam ser bastante higiênicas. Portanto, oferecer oportunidades de se limpar é essencial e recomendado, visto que este é um hábito muito comum entre os pássaros. No entanto, existem maneiras certas de estimular o pet e tornar a limpeza mais segura e saudável. Veja a seguir algumas dicas para fazer isso em segurança.

Banho de banheira

Nas lojas voltadas para animais de estimação, até mesmo em alguns mercados, são vendidas banheiras específicas para pássaros. No caso das calopsitas, é necessário que as banheiras tenham o tamanho ideal para que elas possam colocar o corpo dentro.

Se você não tiver a disposição uma banheira, também pode ser utilizado uma vasilha. O importante é que ela seja resistente e que não vire quando a calopsita se apoiar. Já a quantidade de água utilizada, deve ser de no máximo 1 ou 2 dedos.

Como as aves costumam espalhar bastante água durante o banho, é aconselhável que você faça a higienização da gaiola quando seu pet terminar de se limpar, assim, você evita a proliferação de fungos.

Torneira ou chuveiro

Nunca coloque a ave diretamente embaixo d'agua. Além de não gostarem, a pressão da água pode acabar machucando o pet.

O ideal é abrir um pouco a torneira ou o chuveiro e, aos poucos ela vai sentir os respingos da água e se aproximar naturalmente. Basta ter um pouco de paciência.

É importante que seja uma atividade divertida para o pet, sem muita pressão para que ele não fique estressado. Até porque qualquer situação de estresse pode acarretar em situações desagradáveis.

Borrifador

Outro acessório que pode ser utilizado é o borrifador, que é um acessório muito utilizado na jardinagem, espirra água de forma suave, permitindo que as penosas se higienizem de forma segura!

É importante lembrar que esses borrifadores podem guardar resíduos de outras substâncias, como produtos químicos, sabão ou até mesmo outros produtos de limpeza. Portanto, o mais recomendado é que o banho nas calopsitas seja feito a partir de um item exclusivo para sua penosa.

Nem toda calopsita gosta da ideia de tomar banho com borrifador, portanto, faça o teste e, se a penosa não curtir muito, busque por um método mais agradável para ela!

Cuidados na hora do banho de sua calopsita

  • Não utilize sabonetes ou shampoos: na hora do banho, utilize apenas água limpa. As aves possuem um tipo de óleo especial em suas penas que é essencial para sua saúde. Esses produtos são desengordurantes e, assim, prejudicam o equilíbrio do organismo dos pássaros;

     

  • Não corte as unhas ou as asas de sua calopsita: muitas vezes no processo de higiene, os tutores pensam em cortar as unhas e até mesmo as asas de seus pássaros. No entanto, este processo deve ser realizado apenas por profissionais. Se você achar que está na hora de sua penosa aparar as unhas, busque por um centro veterinário especializado em aves domésticas. Lá os profissionais vão realizar o procedimento de maneira correta e com os equipamentos certo, garantindo o bem-estar de sua amiguinha!

     

  • Não utilize secadores elétricos: como notamos, a calopsita toma banho por conta própria, ou seja, por extinto. Sendo assim, ela também saberá se secar sem a ajuda de secadores. Se estiver um dia frio, você pode auxiliar utilizando uma toalha macia e seca apenas.

     

Agora que você já sabe como dar banho em sua calopsita, poderá fazer isso de forma prática e segura! Lembre-se que um pet limpinho, é um pet saudável e feliz! Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a outros conteúdos sobre o universo dos pets. Até a próxima!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.