18 3906-1553 18 99749-1980


Filtragem de aquário: saiba qual o melhor filtro e como escolher

Saber sobre a filtragem certa é essencial para donos de peixes

Filtragem de aquário: saiba qual o melhor filtro e como escolher

Foto: Divulgação

Os filtros removem as impurezas da água e estimulam a circulação do ambiente, sendo fundamental para um ambiente saudável. Por isso, é preciso escolhê-lo com sabedoria! Porém, na hora de eleger a filtragem de aquário, muitos ficam confusos com as diversas opções disponíveis em lojas especializadas.

Será que todos eles funcionam da mesma maneira? Como escolher o melhor em um aquário para peixe? Continue lendo para entender mais sobre filtragem de aquário e qual a melhor opção!

Como funciona a filtragem de aquário?

Que a filtragem de aquário é um elemento fundamental para manter a água saudável ninguém duvida, mas nem todo mundo sabe como funciona este processo.

Na verdade, há três tipos de filtragem. Cada um atua de uma forma diferente, e para manter um ambiente saudável, pode ser necessário utilizar todos eles.

As etapas para limpar o aquário são:

1. Filtragem mecânica: é a filtragem mais simples. Nela, partículas indesejáveis ficam presas, evitando a contaminação da água. Basicamente, cuida da “sujeira grossa” do aquário.

2. Filtragem biológica: esta é considerada a etapa mais importante. Isso porque os peixes, naturalmente, produzem amônia, uma substância tóxica. Para evitar a contaminação do ambiente, é necessário utilizar a filtragem biológica. Com bactérias que se alimentam de amônia e outras substâncias. Dessa forma, torna o ambiente agradável e seguro.

3. Filtragem química: é um procedimento mais delicado, uma espécie de refinamento das duas filtragens acima. Alguns acessórios para aquário específicos, como o carvão ativado, absorvem substâncias que escapam das outras etapas.

Esses três tipos de filtragem podem atuar de forma independente ou em conjunto, dependendo do filtro para aquário escolhido. E, agora que você já sabe as etapas, é hora de conhecer os diferentes tipos de filtros.

Filtro biológico de fundo

Este é, provavelmente, o filtro interno para aquário mais popular. Seu sistema consiste em uma base de plástico, colocada no fundo do aquário, embaixo do substrato. Também conta com uma torre para auxiliar a água a circular.

Por fim, a famosa bombinha de ar completa o sistema. A bomba suga a água para baixo, e o substrato e a base atuam como filtro, retendo a sujeira. Com o tempo, bactérias boas se instalam neste sistema. E, assim, auxiliam a manter a água livre de amônia e nitrato, realizando a filtragem biológica.

Alguns aquaristas gostam de incrementar o filtro com outros materiais, como espuma ou acrílico. Apesar de muito popular, este modelo não é tão recomendado atualmente.

Isso porque, costuma gerar muita sujeira e necessita de manutenção regular. Além disso, há quem diga que, com o tempo, este tipo de filtragem de aquário perde sua capacidade, e a água acabará suja novamente. Por isso, o ideal é buscar um modelo mais moderno.

Filtro externo (hang on)

Este é um dos filtros mais populares entre os aquaristas, graças a seus vários pontos positivos. Para começar, ele fica do lado de fora, dando mais espaço para seus amigos circularem livremente.

Como encontramos o filtro hang on em diversos tamanhos, é possível escolher um que se adeque mais para seu aquário. Por fim, geralmente este modelo já conta com os três sistemas de filtragem de aquário, facilitando todo o processo!

Viu porque o filtro hang on é um dos queridinhos entre os amantes de peixes? Ele funciona de forma simples: a água é sugada, passa pelo filtro e suas diferentes camadas, e volta para o aquário purificada.

Como proporciona uma filtragem de alta qualidade e possui um preço mediano, o hang on é considerado um filtro de bom custo-benefício, e uma ótima opção para aquários pequenos e médios.

Filtro canister

O filtro canister é, sem dúvidas, uma das opções mais eficientes e modernas quando o assunto é filtragem de aquário. É um equipamento externo, liberando mais espaço para os peixes.

Também possui todas as etapas de filtragem, o que garante uma água mais saudável e limpa.

A grande vantagem do filtro canister é seu tamanho e potência. Possui uma ótima capacidade e é muito indicado para aquários maiores. Seu custo pode ser um tanto elevado, mas devido à qualidade de sua filtragem, é o preferido dos aquaristas profissionais.

Outros sistemas de filtragem de aquário

Para os apaixonados por peixes, há ainda outros tipos de filtragem de aquário. O sump é um sistema complexo e muito completo, perfeito para grandes espaços e animais maiores.

Os pequenos filtros internos também auxiliam a manter o aquário saudável, mas não devem ser utilizados sozinhos. Apenas como alternativa complementar com outros enfeites para aquário.

As opções citadas acima compreendem a maior parte dos procedimentos para filtragem de aquários atuais, e deverão auxiliar qualquer um que deseja se aventurar no mundo do aquarismo.

Conheça seus peixes!

A dica para quem está escolhendo um sistema para filtragem de aquário é conhecer seus peixes. Espécies diferentes terão cuidados distintos, e só será possível escolher um filtro adequado se você conhecer bem seus amigos.

De maneira geral, o filtro hang on atende a maioria das necessidades dos aquários pequenos e com peixes médios. Mas se você pretende ter um espaço grande ou espécies maiores, não hesite em escolher um filtro grande, como o canister!

Lembre-se que a água é o ambiente dos peixes, e cuidar dela é essencial para a saúde de seus amigos. Uma boa filtragem deixará o aquário limpo e pronto para receber seus pets aquáticos!

Fonte: Blog Petz

 

 

 


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.