18 3906-1553 18 99749-1980


Gato resfriado ou rinotraqueite?

Conheça mais sobre as principais diferenças entre gripes, resfriados e rinotraqueite

Gato resfriado ou rinotraqueite?

Foto: Divulgação

Muitas pessoas perguntam se o gato está resfriado quando ele espirra. Muito provavelmente seria a rinotraqueite felina. Conheça essa doença, sintomas, tratamento, orientações gerais e prevenção. Também chamada de resfriado felino, a gripe felina é uma das doenças mais frequentes em gatos domesticados. Gato espirando, gato com corrimento ocular intenso, gato com corrimento nasal são os principais sintomas do complexo respiratório felino. Como o próprio nome diz é um complexo de doenças ou agentes etiológicos, dentre eles temos o vírus da rinotraqueite felina. O vírus da rinotraqueite felina é um herpesvirus tipo 1, conhecido com o FHV-1, muito comum em albergues felinos, centros de doação ou em qualquer local onde ocorre aglomeração de gatos. Gatos domésticos e selvagens são acometidos pelo vírus, já houve relatos de infecção em leões.

Transmissão da rinotraqueite:

A rinotraqueite é transmitida por contato direto, o vírus se aloja e multiplica na cavidade nasal e orofaringe dos gatos e é transmitido para outros gatos por espirros, pela saliva, pelo corrimento nasal e corrimento ocular. O vírus também persiste por algum tempo em objetos como bebedouros, comedouros, caminhas e pode contaminar outro gato. Gatos com imunodeficiência por outras causas ou tratados com corticosteroides tem uma facilidade em adquirir a doença e transmitir a outros gatos.

Sintomas da gripe felina:

Os sintomas da gripe felina ou rinotraqueite são: tosse, espirros, corrimento ocular, corrimento nasal, dificuldade em mastigar ou deglutir alimentos na sua forma mais branda, caso evolua para formas mais severas com pneumonia pode determinar dificuldade respiratória. O vírus da rinotraqueite felina tem um tropismo pela corneá e conjuntiva ocular e pode causar doenças isoladas como conjuntivite, ceratite, ceratoconjuntivite seca, sequestro corneano, epífora, etc.

Diagnóstico da rinotraqueite felina:

A pesquisa de vírus nas secreções pode ser muito demorada e custosa, por isso a maioria dos veterinários utiliza a história clínica (anamnese) e os achados clínicos para o diagnóstico da gripe ou rinotraqueite felina.

Tratamento da rinotraqueite felina:

Como toda doença viral o tratamento é para manter ou melhorar a imunidade do gato doente e esperar o sistema imunológico do gato se defender contra o vírus. Antibióticos para conter infecções secundárias que pioram o estado geral do gato devem ser utilizados se perceber alguma infecção secundaria, vitaminas, estimulantes da imunidade não devem ser esquecidos. Especial cuidado deve ser tomado para as lesões oculares durante o período agudo da doença, pomadas ou colírios especiais podem ser prescritos pelo médico veterinário.

Fonte: Pet Love

 


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2021 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.