18 3906-1553 18 99749-1980


O que é a síndrome do gato paraquedista?

A síndrome aparece quando o felino salta de grandes alturas sem pensar nas consequências de seu ato.

O que é a síndrome do gato paraquedista?

A síndrome do Gato Paraquedista, também conhecida como Síndrome do Gato Voador, geralmente acontece quando os animais são estimulados pelo extinto de caça. Ou seja, quando o felino está atrás de um passarinho, por exemplo, isso pode acabar desencadeando a síndrome.

É importante lembrar que nem todos os saltos que o gato dá, é considerado uma síndrome. Ao pular de grandes alturas, eles conseguem girar o corpo para corrigir a postura, abrir os membros e diminuir a velocidade da queda, tornando menor o impacto sobre seu corpo. Isto vale para baixas alturas, pois não demandam grandes esforços para caírem com graça.

São as alturas intermediárias que podem ser o grande problema, visto que são consideradas altas demais para um salto simples e baixas demais para que os felinos rotacionem o corpo a tempo de cair no chão.

Primeiros socorros em caso de queda

Mesmo os felinos possuindo um porte atlético, uma queda pode significar algo grave. Sendo assim, é de extrema importância que se busque um auxílio veterinário, mesmo que o pet não apresente sinais externos ou outros machucados, o especialista precisa ser consultado, pois pode ser que o bichano tenha ferido algum órgão interno que só será descoberto com exames mais detalhados.

Ao notar que seu felino caiu, independente da altura, é recomendado procurar auxílio veterinário o mais rápido possível. Somente o especialista poderá indicar o tratamento adequado para uma rápida e boa recuperação do bichano.

Tratamento

A síndrome pode acarretar danos graves aos peludinhos. Quando o médico veterinário recebe em seu consultório um gato que teve uma queda, o primeiro passo é examinar e analisar o estado do pet.

Na maioria das vezes é um quadro que precisa de internação imediata, porque o bichano pode apresentar fraturas em diferentes membros, traumas ou hemorragias em órgãos internos.

O tratamento pode continuar em casa, por meio da administração de analgésicos e remédios. É importante lembrar que um dos principais pontos é evitar futuras quedas, e para isso é necessário tornar o ambiente mais seguro.

Como evitar a síndrome do gato paraquedista?

O primeiro passo para prevenir este tipo de comportamento dos felinos é bem simples:

  • Antes de ter um gato em casa, coloque nas janelas telas de proteção;
  • Introduza brincadeiras bem estruturadas em casa, que minimizem o extinto de caça do bichano;

Quando enriquecemos o ambiente dentro de casa, temos um gato feliz e menos interessado no ambiente externo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta síndrome, veja em nosso blog outros artigos relacionados ao mundo animal!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2021 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.