O que é a síndrome do gato paraquedista?

A síndrome aparece quando o felino salta de grandes alturas sem pensar nas consequências de seu ato.

A síndrome do Gato Paraquedista, também conhecida como Síndrome do Gato Voador, geralmente acontece quando os animais são estimulados pelo extinto de caça. Ou seja, quando o felino está atrás de um passarinho, por exemplo, isso pode acabar desencadeando a síndrome.

É importante lembrar que nem todos os saltos que o gato dá, é considerado uma síndrome. Ao pular de grandes alturas, eles conseguem girar o corpo para corrigir a postura, abrir os membros e diminuir a velocidade da queda, tornando menor o impacto sobre seu corpo. Isto vale para baixas alturas, pois não demandam grandes esforços para caírem com graça.

São as alturas intermediárias que podem ser o grande problema, visto que são consideradas altas demais para um salto simples e baixas demais para que os felinos rotacionem o corpo a tempo de cair no chão.

Primeiros socorros em caso de queda

Mesmo os felinos possuindo um porte atlético, uma queda pode significar algo grave. Sendo assim, é de extrema importância que se busque um auxílio veterinário, mesmo que o pet não apresente sinais externos ou outros machucados, o especialista precisa ser consultado, pois pode ser que o bichano tenha ferido algum órgão interno que só será descoberto com exames mais detalhados.

Ao notar que seu felino caiu, independente da altura, é recomendado procurar auxílio veterinário o mais rápido possível. Somente o especialista poderá indicar o tratamento adequado para uma rápida e boa recuperação do bichano.

Tratamento

A síndrome pode acarretar danos graves aos peludinhos. Quando o médico veterinário recebe em seu consultório um gato que teve uma queda, o primeiro passo é examinar e analisar o estado do pet.

Na maioria das vezes é um quadro que precisa de internação imediata, porque o bichano pode apresentar fraturas em diferentes membros, traumas ou hemorragias em órgãos internos.

O tratamento pode continuar em casa, por meio da administração de analgésicos e remédios. É importante lembrar que um dos principais pontos é evitar futuras quedas, e para isso é necessário tornar o ambiente mais seguro.

Como evitar a síndrome do gato paraquedista?

O primeiro passo para prevenir este tipo de comportamento dos felinos é bem simples:

  • Antes de ter um gato em casa, coloque nas janelas telas de proteção;
  • Introduza brincadeiras bem estruturadas em casa, que minimizem o extinto de caça do bichano;

Quando enriquecemos o ambiente dentro de casa, temos um gato feliz e menos interessado no ambiente externo.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta síndrome, veja em nosso blog outros artigos relacionados ao mundo animal!

(18) 99749-1980