18 3906-1553 18 99749-1980


Por que gatos não gostam de água?

Esta é uma pergunta recorrente entre todos os tutores de gatos quando precisam cravar uma verdadeira batalha quando precisam dar banho no felino.

Por que gatos não gostam de água?

Há várias teorias da conspiração que tentam explicar este ‘fenômeno’. A principal tem a ver com a teoria da espécie, pois a maioria dos gatos viviam em regiões desérticas no Oriente Médio e consequentemente não tinham acesso a água frequentemente.

Sendo assim, é natural que a grande maioria dos felinos fujam do banho. Porém é possível ensinar os gatinhos que a tomar banho, adaptando o pet à água aos poucos.

 

Fatores que podem influenciar o medo dos gatos

Os felinos são muito espertos. Portanto, quando um gato não gosta de tomar banho há motivos bem claros para tal comportamento. Veja a seguir:

 

Gatos se sentem encurralados

Embora domesticados, os bichanos são selvagens em sua essência. Gostam de ter uma certa independência. Quando um gato está ensopado de água, seus pelos pesam mais, o que faz comprometer sua mobilidade e agilidade. Os pelos molhados acabam se tornando um antônimo de liberdade.

 

Sistema respiratório frágil

Por não ser adaptado com água, geralmente o sistema respiratório desse animal é frágil. Com isso o pet passa a ter medo de um banho descuidado, o que pode gerar infecções mais sérias.

 

Medo do desconhecido

O aroma da água é muito importante para que o gato se sinta interessado por ela. O olfato dos gatos são muito desenvolvidos e são capazes de diferenciar a água fresca (aquela que vem de fontes naturais), da água processada (aquela que é processada com químicos).

Não se surpreenda se você ver gatos desfrutando e se banhando em um poço natural e ao mesmo tempo fugir de um banho na banheira.

 

Seja paciente

Os gatos gostam de sentir que podem controlar o seu ambiente e as coisas que acontecem ao redor dele. No entanto, são animais muito curiosos, mesmo sendo uma curiosidade mais discreta e cuidadosa. Sendo assim, antes de experimentarem a água, o gato primeiramente passará ao lado pelo lugar onde está a água e posteriormente molhar as patas, cheirar o liquído, etc. Seja paciente, nunca o force a tomar banho.

Um banho forçado pode modificar o olfato do gato, deixando-o ainda mais inseguro.

Para mais informações e dicas sobre saúde e bem estar pet, continue lendo nossos artigo aqui no blog!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.