18 3906-1553 18 99749-1980


Principais doenças que atingem os felinos

Saiba mais sobre as doenças que afetam os gatos

Principais doenças que atingem os felinos

Hoje falaremos sobre as principais doenças que afetam os felinos

Ainda hoje ouvimos por aí sobre gatos terem sete vidas, porém, não quer dizer que eles nunca ficam doentes, os felinos possuem tendência a terem algumas doenças, assim como os outras espécies, essas doenças precisam ser conhecidas, tratadas e evitadas de forma correta e eficaz, para que a saúde do bichano fique intacta. 

Podem surgir principalmente doenças renais e respiratórias, por tanto, é preciso dar uma atenção maior a elas, uma das mais comuns é a Rinotraqueite Viral Felina o agente causador é a herpes tipo 1, quando gatos não são vacinados e vivem em abrigos cheios, são mais propensos ao contágio; os sintomas são tosse, corrimento nasal e espirros, quando não tratado corretamente pode se tornar crônica e levar o gato a morte.

Clamidiose é uma doença provocada pela bactéria chamada Clamidia Psittaci, nos gatos ela afeta a região pulmonar e ocular, provocando conjuntivites severas (em apenas um olho), alterações pulmonares, febres e espirros são as principais sintomas, a taxa de contágio da clamidiose é muito alta e ocorre através do contato, por isso locais com muitos felinos podem ser perigosos.

Leucemia Felina esta doença afeta mais facilmente filhotes e gatos jovens, principalmente os que vivem na rua, é uma das doenças mais graves pela facilidade de transmissão e alcance de danos que provoca, incluindo a morte, causa tumores em diferentes órgãos do corpo do gato afetado, inflamação dos gânglios, anorexia, anemia; é uma doença viral e sua transmissão se da pelo contato com os fluídos corporais, inclusive, uma mãe infectada pode passar o vírus através do leite ao amamentar as crias.

Imunodeficiência Felina conhecida também como aids felina, a transmissão se da basicamente pelo contato com o sangue, os sintomas que fazem os tutores suspeitar dessa doença costumam ser a depressão absoluta do sistema imunológico e doenças secundárias oportunistas, que normalmente são as causadoras da morte do gato; os especialistas continuam em busca de uma vacina eficaz. É importante saber que a FIV só é transmitida de gato para gato, não passa para seres humanos ou outros animais.

 Insuficiência Renal Crônica é uma doença ligada a genética dos gatos e causada por alterações naturais dos rins, o aparecimento de inflamações e cistos nos rins não são fáceis de identificar e por isso se tornam problemas mais graves como cálculos renais e infecções urinárias, por isso, mesmo os mínimos sintomas como beber mais água que o normal e urinar em grande quantidade e com muita frequência precisam ser considerados; é mias comum ver isso em gatos idosos, quando o problema esta mais desenvolvidos, nesse ponto os sintomas são mais detectáveis, como vômito , emagrecimento e perda de apetite, essa doença não tem cura, o tratamento varia de cada animal.

Para prevenir essa doenças é necessário fazer visitas regulares ao veterinário, garantindo assim que caso esteja acontecendo algo com o seu pet, você pode conseguir tratar desde o início, evitando assim, uma grande piora da saúde do seu bichinho. Até a próxima!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2024 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.