18 3906-1553 18 99749-1980


Peixe sente dor? Saiba mais sobre o assunto!

Durante muitos anos os cientistas acreditavam que os peixes não teriam terminações nervosas suficientes para interpretar esse estímulo, mas novos estudos sugerem um panorama diferente sobre o assunto. Acompanhe a baixo!

Peixe sente dor? Saiba mais sobre o assunto!

De acordo com novos indícios científicos, é sim possível que peixes sejam capazes de sentir dor. Além disso, ela teria influência direta sobre o comportamento dos animais.

Por que o ser humano sente dor?

Ao colocar uma mão em uma superfície muito quente, levar uma mordida de cachorro, bater o dedinho na quina de um móvel: se você já passou por uma dessas situações, com certeza sabe o que é dor. Mas você sabe por que ela ocorre?

A dor nada mais é que um mecanismo de defesa do organismo. Ela serve para alertar de que há algo errado com o corpo. Ao topar com o dedinho no móvel, por exemplo, as células captam o estímulo e o enviam para o cérebro por meio dos nervos.

Já no caso dos peixes, por muitos anos, os cientistas tinham a convicção de que o sistema nervoso do peixe não possuía terminações nervosas suficientes para captar tais estímulos. Ou seja, não seriam capazes de sentir dor.

Novos estudos demonstram que peixe sente dor

Para comprovar que peixes sentem dor, pesquisadores costumam utilizar trutas para provar sua teoria, pois elas normalmente evitam objetos desconhecidos para não correr riscos.

A partir dessa observação, os pesquisadores passaram a fazer novos testes no sistema nervoso das criaturas. Os resultados demonstraram que as trutas possuem 58 receptores no cérebro. Entre os diferentes receptores, estão o de ordem química, física e térmica.

 

É importante destacar que reações a estímulos mecânicos são insuficientes para provar a sensação de dor, visto que elas podem ser apenas um reflexo do organismo. Porém quando as mudanças comportamentais surgem de maneira mais prolongada, aí sim, evidencia-se que os peixes sentem dor.

 

Em outro momento, quando os peixes recebiam injeção de ácido acético nos lábios, as trutas passavam a esfregar a região nos pedregulhos e paredes do tanque. Comprovando por fim a teoria de que peixe sente dor!

Como saber se o peixe está sentindo dor

A melhor maneira para saber se o peixe está com dor ou com algum outro incômodo é observando seu comportamento com frequência. Qualquer mudança no comportamento dos habitantes do aquário é sinal de que há algo de errado. Atente-se aos sintomas:

  • Falta de apetite;
  • Busca de ar na superfície do aquário;
  • Esfregamento do corpo em pedras ou no fundo do aquário;
  • Prostração;
  • Nado irregular;

Além disso, quaisquer mudança na aparência, como a presença de manchas, por exemplo, também pode indicar alguma irregularidade na saúde do animal. Portanto, é importante levá-lo regularmente ao médico veterinário para consultas de rotina!

Agora que você já sabe que é possível peixe sentir dor, acompanhe o blog do Ednaldo Rações para mais dicas, curiosidades de saúde e bem estar dos pets. Até a próxima!


Compartilhar

Entregamos até você

Nas cidades de Presidente Prudente e Alvares Machado

Faça seu pedido por telefone, whatsapp ou pelo site.

O Pet Shop que mais cresce em
Presidente Prudente


contato

18 3906-1553
contato@ednaldoracoes.com.br

onde estamos

Avenida Ana Jacinta, 1019
Jardim Eldorado - 19027-080
Presidente Prudente - SP

Nossas redes sociais

© 2021 Ednaldo Rações. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Kender

Fale Conosco

‼️ Atenção ‼️

Para visualizar os valores dos produtos, entre ou cadastre-se. 😊

Qualquer dúvida entre em contato aqui.